Geral
Sudeco visita cooperativa e central de reciclagem do DF
O superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Nelson Fraga, visitou o centro de triagem e reciclagem que o Governo do Distrito Federal (GDF) está construindo em Brasília e também a sede da Associação Recicle a Vida, em Ceilândia (DF). A visita foi acompanhada pelo presidente da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) e do Sescoop-DF, Remy Gorga Neto.
“As políticas de reciclagem de resíduos sólidos são uma das formas de atuação da superintendência por atender os pilares do desenvolvimento sustentável, que incluem as dimensões econômica – com a geração de negócios e de renda; ambiental – com o recolhimento e reciclagem de resíduos sólidos; e social – com a inclusão de populações carentes”, disse Fraga.
Recicle a vida: renda e previdência para cooperados
Na Recicle a Vida, Fraga conheceu a estrutura que atende cerca de 150 cooperados. A sede foi inaugurada em setembro deste ano em uma área doada por um empresário da cidade. Além da área de produção, o prédio tem refeitório e salas para capacitações. “Cada associado recebe em média R$ 1,2 mil. Também pagamos a Previdência Social para que possam se aposentar no futuro”, conta o presidente da Recicle a Vida, Cleusimar Andrade, que já foi catador e hoje dirige a instituição.
No centro de reciclagem em construção pelo GDF, Fraga conheceu os 80 mil m² que vão abrigar dois centros de triagem e reciclagem (CTR) e uma central de comercialização (CC) de materiais recicláveis. Segundo o GDF, o governo local mantém 29 contratos com cooperativas e associações, envolvendo mais de 1,2 mil pessoas que trabalham na coleta e triagem de material para ser reciclado.