Geral
Sudeco vai investir em ponte entre Valparaíso (GO) e Novo Gama (GO)
Na manhã desta quarta-feira, 29 de maio, o superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcos Derzi, esteve em Valparaíso (GO), em conjunto com o senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), para verificar as condições da Ponte do Pacaembú, que liga aquele município ao do Novo Gama (GO).
As prefeituras fizeram uma reforma paliativa na ponte para não prejudicar a mobilidade da comunidade da região e pediram o socorro do senador para uma solução definitiva. “O senador Vanderlan já apoiava a necessidade de fazer melhorias na Ponte do Pacaembú. Mas ao verificar que o projeto de pontes metálicas era mais adequado e rápido, ele procurou a Sudeco. E prontamente atendemos ao chamado”, contou Derzi.
Para o senador, a nova ponte trará mais trafegabilidade entre as duas cidades, levando desenvolvimento, e gerando emprego e renda. “O superintendente Marcos tem dado uma atenção especial ao nosso Estado de Goiás. Viemos juntos vistoriar a ponte. Eu gosto de visitar, conferir tudo direitinho. Ver como está a situação das coisas.... A Sudeco já recebeu o projeto e agora fará a análise”, detalhou Cardoso.
O prefeito de Valparaíso, Pablo Mossoró, agradeceu o empenho do senador e do superintendente. “A construção de uma nova ponte é uma notícia maravilhosa para os dois municípios”, disse.
Já a prefeita do Novo Gama, Sônia Chaves, enalteceu a parceria entre as prefeituras, o governo federal e o legislativo. “Os senhores viram as nossas dificuldades e as nossas lutas. Essa parceria é muito importante. O Pablo e eu lutamos juntos porque os mesmos problemas que têm em Valparaíso tem no Novo Gama. E [a ponte] vai nos fortalecer ainda mais”, destacou.
Pontes Metálicas
A construção de pontes metálicas é apropriada para a readequação das antigas pontes de madeira (caso da Ponte Pacaembú), substituindo os tabuleiros e vigas longitudinais. As novas pontes melhoram o tráfego e o escoamento da produção de grãos e dos bens produzidos localmente, além de promoverem o aparecimento de novos negócios decorrentes de uma infraestrutura mais adequada e durável.
Para a Sudeco, a construção de pontes é um instrumento importante para estimular a estruturação de atividades produtivas, facilitar a integração com outros mercados consumidores e, assim, fomentar o desenvolvimento regional e territorial.
Emendas ao Orçamento
Parlamentares da Câmara e do Senado podem recorrer ao Banco de Projetos da Sudeco, onde constam modelos bem-sucedidos para a região Centro-Oeste. Esse trabalho visa facilitar o acesso dos pequenos municípios à projetos que direcionem a construção de estruturas úteis para o desenvolvimento local.
Os parlamentares podem destinar emendas ao Orçamento Geral da União com os componentes da programação orçamentária adequando a cada projeto. Isso garante o recurso para as obras e torna a execução dos projetos mais célere, já que a Sudeco tem toda a ação estruturada.
Trata-se, portanto, de uma parceria entre o Legislativo e o Executivo (por meio da Sudeco) que visa atender da melhor maneira possível os cidadãos.
Saiba mais sobre o Banco de Projetos e os Critérios e Prioridades da Sudeco para a Alocação de Emendas ao Orçamento Geral da União .