Geral
Sudeco na festa mais gostosa do ano
Por Assessoria de Comunicação
Nos dias 30 e 31 de agosto, e nos dias 1º, 6, 7 e 8 de setembro, durante a 30ª Exposição Agrícola de Brazlândia foi realizada a 24ª edição da Festa do Morango de Brasília. A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a convite do superintendente da Agricultura no Distrito Federal, William Barbosa, fez presença em todos os dias do evento, no Stand da Sudeco, em que prestou informações para os visitantes, principalmente para os produtores rurais e empresários. A entrada foi gratuita e mais de 100 mil pessoas passaram pela Festa realizada na Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão, no km 27 da BR 180 nos seis dias do evento que já é tradicional na região administrativa.
Além do Stand da Sudeco, na Festa do Morango, mais de 200 barracas ocuparam o espaço, teve a Morangolândia, a praça gastronômica e ponto de encontro da Festa, a Feira de Floricultura e Jardinagem de Brazlândia (Florabraz), a Cozinha Show do Sistema Fape/Senar-DF e Sebrae-DF com oficinas de gastronomia, palestras sobre manejo nutricional e fitossanitário, promovidas pela Emater-DF, a Exposição Agrícola de Brazlândia com os demais produtos cultivados na região, artesanato, e muitas apresentações culturais, com shows de Thiago Henrique, Roni e Ricardo e Gino e Geno.
Clique na foto abaixo para ver mais imagens no Flickr da Sudeco!
A festa mais gostosa do ano
O evento é um mix de diversões para os participantes, e de comércio e capacitação para os produtores. A capacitação é promovida pela Emater-DF, e nesse ano realiza encontros técnicos sobre o manejo de ácaro na cultura da fruta, e o Dia Especial de Boas Práticas na Colheita. Assim, os agricultores se tornam aptos a oferecer um produto cada vez melhor, mais seguro e saudável aos consumidores. São 180 hectares de área cultivada da fruta que representa R$ 31,5 mi do PIB brasileiros
A Festa do Morango reúne produtores da fruta, a população em geral, e realiza concurso de receitas, de beleza, feira de floricultura, feira de artesanato, shows artísticos e atrações diversas. Em 2019, a Festa promete, como em todos os anos, movimentar a cidade em que está concentrada 98% da produção do morango na região Centro-Oeste, Brazlândia, que possui duzentos produtores. Em 2018, a produção do Distrito Federal chegou a aproximadamente 6,3 toneladas, e para 2019, a expectativa de comercialização do produto in natura e de seus derivados gere uma receita de R$ 650 mil.