Geral
Sudeco disponibiliza Plano de Integridade
Adotar medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, controles internos, governança e integridade no âmbito da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-oeste (Sudeco). Essas são as responsabilidades do Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade da autarquia que atende a recomendação do Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017 que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e institucional. Por conta disso, o comitê elaborou um Plano de Integridade que acolhe também a Portaria CGU nº 1.089, de 25 de abril de 2018 - que estabelece orientações nos procedimentos para a estruturação, execução e monitoramento de programas de integridade.
O Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade da Sudeco é composto pelo titular da Diretoria de Administração; da Diretoria de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos; da Diretoria de Planejamento e Avaliação (DPA) e pela Ouvidoria.
Compete ao Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade promover:
- práticas e princípios de conduta e padrões de comportamentos;
- institucionalizar estruturas adequadas de governança, gestão de
riscos e controles internos;
- desenvolvimento contínuo dos agentes públicos e incentivar a
adoção de boas práticas de governança, integridade, gestão de riscos e controles internos;
- garantir a aderência às regulamentações, leis, códigos, normas e padrões, com vistas à condução das políticas e à prestação de serviços de interesse público;
- integração dos agentes responsáveis pela governança, pela gestão de riscos e pelos controles internos;
- adoção de práticas que institucionalizem a responsabilidade dos agentes públicos na prestação de contas, na transparência e na efetividade das informações, na forma da lei;
- adotar e aprovar política, diretrizes, metodologias e mecanismos para comunicação e institucionalização da gestão de riscos e dos controles internos;
- supervisionar o mapeamento e a avaliação dos riscos chave (riscos críticos) que podem comprometer a prestação de serviços de interesse público;
- liderar e supervisionar a institucionalização da gestão de riscos e dos controles internos, oferecendo suporte necessário para sua efetiva implementação no âmbito da Sudeco;
- estabelecer limites de exposição a riscos globais da Instituição, bem como os limites de alçada ao nível de unidade, política pública, ou atividade;
- aprovar e supervisionar método de priorização de temas e macroprocessos na estrutura organizacional para gerenciamento de riscos e implementação dos controles 11 internos da gestão e;
- emitir recomendação para o aprimoramento da governança, da gestão de riscos e dos controles internos administrativos e monitorar e aprimorar suas próprias recomendações e deliberações.
Atualmente, o comitê é presidido pelo superintendente da Sudeco - Marcos Henrique Derzi Wasilewski e composto pelos titulares das seguintes Unidades: Diretoria de Administração (DA) - Raimundo Nonato Araújo Almeida; Diretoria de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos (DIPGF) - Edimilson Alves; Diretoria de Planejamento e Avaliação (DPA) - Roberto Postiglione de Assis Ferreira Junior; e Ouvidoria.