Geral
Para melhor dialogarmos uns com os outros
Dos dias 3 a 5 de setembro, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) participou do IV Fórum Nacional das Transferências da União. O evento, realizado no Instituto Serzedello Correa, foi um encontro de gestores, servidores, colaboradores, membros de entidades públicas e privadas, e de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, pela promoção do fortalecimento da governança, da melhoria da gestão e do controle. Na ocasião também foram apresentadas e discutidas inovações implementadas e experiências de boas práticas no que se refere às transferências da União.
Os gestores que participaram da mesa de abertura falaram sobre o quanto é importante que os processos seja unificados, porque o Brasil, por natureza, é um país sem padronização no que se refere a documentos e procedimentos, e também a prazos e à comunicação entre as personagens que atuam nos processos, natureza esta oriunda das disfunções da burocracia. Com informações centralizadas, o governo, certamente, encontra um ambiente melhor para acompanhar os resultados e monitorar as ações de gestão em cada fase do processo. O grande desafio da Plataforma + Brasil é ser uma ferramenta que funcione de norte a sul do país, atendendo às peculiaridades de cada região, de cada estado, de cada unidade federativa. A expectativa é de que até 2022 a totalidade das transferências da União estejam sendo feitas através da plataforma, permitindo aos agentes um melhor uso do sistema, mais eficaz e mais assertivo, aumentando inclusive a percepção da população sobre os gestores públicos.
Para o coordenador da Unidade Gestora Sudeco na Rede+Brasil, Daniel Ribeiro Araújo, que participa do Fórum pelo terceiro ano consecutivo, o evento é um cenário em que a cada ano “são trazidas mais novidades e tudo sobre o que versa a legislação referente ao tema. É importante a troca de experiências entre concedentes e convenentes, pois é um fórum nacional que conta com a participação de pessoas de vários estados do País. [Este ano] Falou-se muito sobre a inovação das transferências com a criação da Plataforma + Brasil, que é um sistema que englobará as transferências da União como, por exemplo, aquelas de fundo a fundo, e não apenas as voluntárias, como era no antigo Siconv. Isso permitirá maior transparência, integridade e efetividade no controle das transferências. É uma forma de o cidadão estar mais próximo das ações governamentais e poder cobrar com mais afinco os resultados das políticas públicas”, declarou Daniel.