Geral
Desenvolvimento Regional aprecia Plano do Centro-Oeste
Nesta quarta-feira, 08 de maio, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) apresentou ao Grupo de Trabalho (GT) do Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO) a minuta do Plano aprovado na última reunião da Diretoria Colegiada da autarquia, realizada na última segunda-feira.
O superintendente da Sudeco, Marcos Derzi, abriu os trabalhos do GT traçando um histórico da construção do PRDCO. Ele asseverou que o trabalho já vinha sendo realizado há algum tempo pela casa, mas a modelagem final precisava ser alinha à visão e determinações do presidente da República, do ministro do Desenvolvimento Regional e do próprio superintendente.
“A principal atualização que fizemos nesse último momento foi justamente inserir o que chamamos de Carteira de Ações, que são as metas, o caminho para o desenvolvimento”, pontuou Derzi.
O coordenador-geral de Gestão dos Fundos de Desenvolvimento Regional do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ethel Capuano, destacou “a oportunidade de integrar os planos regionais de desenvolvimento” a partir da experiência apresentada para o Centro-Oeste.
Já o coordenador-geral de Modelagem de Concessões e Parcerias do MDR, Rodrigo Ramiro, disse que “o prazo para fechar o Plano foi apertado. Mas, pela primeira vez, vamos encaminha-lo no prazo juntamente com o PPA [Plano Plurianual]”.
Além dos representantes da Sudeco e do MDR, participaram da reunião do GT representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, e do Banco da Amazônia.