Geral
Capital Federal é o celeiro do mundo
A chegada à AgroBrasília é, no mínimo, um deleite. Pelo caminho, os girassóis se revigoram com o brilho intenso do sol do cerrado, num tributo ao astro que faz o celeiro do mundo prosperar.
Em derredor, as numerosas plantações de milho já estão em ponto de colheita deixando a paisagem com uma grinalda dourada. À vista dos olhos, o cerrado vai se confirmando como celeiro do mundo.
De repente, a feira surge em campo aberto numa mescla de azul, verde e amarelo que se confunde com as cores do cerrado verdejante, do solo rubro-amarelo e o céu anil da capital.
Acolhidos pelos hospitaleiros homens do campo, a mente se enche de expectativas sobre o dia.
Para quem está acostumado a cobertura dos acontecimentos nos acarpetados gabinetes da capital federal, o ar do campo, em meio a semana de trabalho, é uma lufada de vida. Um carpe diem dos arcadistas nos impulsionando para o retorno ao campo .
Na mesa de abertura dessa Feira Internacional dos Cerrados uma constatação na fala de todos os oradores: “Está feira é a 5ª maior do país e já caminha para ser a maior do mundo”.
É nesse contexto que a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) divulga a linha rural do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural), aproximando-se daqueles que desenvolvem o Brasil através do campo.
“O cerrado tem campos férteis e produtivos. O verdadeiro patrimônio nacional é o conhecimento que acumulamos todos esses anos. Esse é o Planalto Central, onde desenvolvemos uma agricultura em ambientes tropicais que pode ser compartilhada com vários lugares do mundo. Onde temos uma integração entre a agricultura e a pecuária. Como profetizou Dom Bosco, é a terra prometida de onde mana leite e mel. Somos a capital do agro. E lembrando a parábola do semeador, a AgroBrasília é a semente que caiu em terra boa”, proferiu José Guilherme Brenner, um dos organizadores da feira.
Para o ministro interino da Agricultura, Marcos Montes, a pujança que o Brasil tem pode correr o mundo “levando aquilo que nós temos de melhor que é o produtor rural e a nossa produção. Essa feria vai alcançar o topo e será a maior do mundo. Estamos vivenciando o novo. O presidente Bolsonaro iniciou uma nova jornada no Brasil. Aqui [na AgroBrasília] nós temos os produtores rurais, empresários, agricultura familiar, e agriculta de orgânicos. Encontramos um ambiente altamente favorável para mostrar o caminho desse novo Brasil”.
O ministro interino lembrou que é preciso ajudar o produtor rural com tecnologia. “A Embrapa desenvolveu mais de 800 projetos para a região. O Brasil, além de ter uma alta produtividade, precisar demostrar uma alta credibilidade [que passa pela tecnologia do campo]”
E ao declara a AgroBrasília abertura, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou três documentos com incentivos para os produtores rurais da capital federal.