NotÃcias
Sudeco promove feira com produtos feitos por artesãos de projeto
Dez artesãs do projeto Desenvolvimento Produtivo do Setor de Artesanato da Cidade Ocidental (GO) representaram um grupo de mais de 700 alunos numa feira promovida pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), em frente ao prédio da autarquia, na tarde desta terça-feira (12). O intuito da iniciativa é ajudar a divulgar os produtos, mostrando a qualidade do trabalho desenvolvido por eles após participarem do projeto da Superintendência. A verba arrecadada com as vendas será igualmente dividida entre os expositores.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Sudeco e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai). Entre os produtos vendidos estão colares, caixas e até jogos de tabuleiro feitos com materiais recicláveis como madeiras e sementes de plantas do Cerrado. Angela Sá, aluna do projeto, agradeceu em nome do grupo a oportunidade de expor os trabalhos em Brasília (DF).
“Não foi fácil chegar aqui, tivemos um problema com o transporte ontem, mas valeu a pena. Toda oportunidade de mostrar nossos produtos é válida. Queremos retornar na época do 13º salário do pessoal para aquecermos ainda mais as nossas vendas”, brinca.
Clelia Stoppa, 52 anos, faz porta materiais de escritórios lúdicos, em formato de robôs, e anjos de madeira reciclada. Ela já trabalha com artesanato há seis anos, mas quis participar do projeto para aprender novas técnicas. “A qualidade dos meus produtos melhorou muito após o curso. A feira da qual participamos em Minas, semana passada, também foi ótima. Lá recebi até uma proposta para fazer brinquedos terapêuticos, teve muita troca de experiências”, contou.
Já Rosélia Nascimento, 40 anos, mexe com tecidos, fazendo suplas, há cerca de dois anos. “Fiz o curso porque queria expandir meu campo de atuação e aprender a fazer biojóias (feitas com frutos do Cerrado) . Aprendi e já vejo impactos positivos nas minhas vendas”, comemora.
Feira em Belo Horizonte
Alunos do projeto participaram da 28ª edição da Feira Nacional de Artesanato, ocorrida entre os dias 5 e 10 de dezembro, na Expo-Minas, em Belo Horizonte (MG). Alguns estudantes, que vivem na Cidade Ocidental (GO), venderam seus produtos e toda a renda arrecadada com a comercialização foi para eles.
Os alunos selecionados para irem à feira foram escolhidos por professores e receberam ajuda de custo para o deslocamento, além de auxílio para hospedagem e para alimentação.