NotÃcias
Sudeco promove balanço sobre projeto de turismo
Técnicos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) participaram de um balanço sobre o projeto Fomento ao Turismo Rural e Histórico Cultural Goiás e DF, uma parceria da autarquia com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento ocorreu no Águas Correntes Park, na Cidade Ocidental (GO).
O objetivo do projeto - no qual a Sudeco e o Sebrae investiram juntos R$ 545,2 mil - é fomentar o turismo rural e metropolitano em Goiás e no Distrito Federal, promovendo melhorias nos 20 empreendimentos participantes.
O foco é a atração de clientes e a consolidação do potencial turístico da região. As cidades contempladas no Distrito Federal foram Brazlândia, Sobradinho, Paranoá e Planaltina. E em Goiás: Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia e Formosa.
Serão realizadas nove etapas do programa até dezembro, que incluem estudos de caso, aprimoramento de produtos, consultoria de boas práticas, seminários, oficinas e pesquisas. A próxima será um circuito para a troca de experiências e interação entre os proprietários dos empreendimentos participantes.
O técnico da Superintendência, Carlos Henrique Filho, afirmou que os empreendedores são os verdadeiros responsáveis por promover o desenvolvimento que a Sudeco busca. "Lutamos para que este projeto desse certo e agora entramos em uma nova etapa. Isso só foi possível com o compromisso dos empresários e por meio da parceria entre o Sebrae e a Sudeco", enfatizou.
Segundo o gerente da Regional Metropolitana do DF do Sebrae, Masashi Hiroshima, o encontro foi uma oportunidade de integração entre os empreendedores. "É uma forma de promover os negócios de cada um de vocês. Nesta área temos turismo rural, histórico, cultural, uma riqueza rara", ressaltou.
O diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, reiterou que os empresários são os verdadeiros protagonistas da ação. "O trabalho com cada empreendedor é individual, mas é preciso mostrar união para fortalecer o mercado. A Sudeco é nossa parceira em várias iniciativas na região e estamos juntos também nesta", comentou.
A consultora do Sebrae DF, Nathalia Fabrino, também destacou a convergência entre o segmento turístico do Distrito Federal e de Goiás. "O turismo rural local necessariamente passa por Goiás. A parceria sempre é satisfatória. Agora entramos numa etapa de pensarmos os negócios de turismo coletivamente para nos fortalecermos e nos promovermos juntos", finalizou.
CASO DE SUCESSO
A Fazendinha JK, última residência do presidente Juscelino Kubitschek, é um dos empreendimentos atendidos pelo projeto.
O local foi a única obra rural assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e recebe consultoria para desenvolver suas potencialidades turísticas e atrair turistas nacionais e internacionais interessados em história, política, meio ambiente e arte.