NotÃcias
Sudeco participa de oficina Rota do Leite em Goiás
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) participou da 1ª Oficina de Planejamento da Rota do Leite, nestas quinta-feira (22) e sexta-feira (23), em São Luís de Montes Belos (GO). O evento contempla mais de 20 municípios incluídos no Arranjo Produtivo Local (APL) Lácteo de São Luís.
A ação objetiva fortalecer os vínculos entre os empreendedores, definir o nome e a abrangência do polo, atualizar o diagnóstico do segmento (setor e território), elaborar uma carteira de projetos por meio da Rota da Integração Nacional e da Rota do Leite, reestruturar o comitê gestor e ampliar os mercados interno e externo de consumo e comercialização do leite e de seus derivados.
Na ocasião, a Superintendência foi representada pelo Coordenador-Geral de Execução Orçamentária e Financeira e Prestação de Contas e Contabilidade da Diretoria de Administração da Sudeco, Eliel Mendes. Segundo o coordenador, o encontro é um marco importante no desenvolvimento da bacia leiteira da Região Centro-Oeste. “Este é um braço da economia que tem contribuído, e muito, para a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil”, enfatizou.
Ainda de acordo com Mendes, Goiás tem participação significativa na economia regional em função da produção de leite e lácteos. “O estado abastece não apenas o mercado interno, mas contribui também com a exportação dos produtos, elevando a distribuição de renda e os ganhos dos produtores regionais”, explicou.
Produtores rurais podem se valer de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), além dos projetos realizados pela autarquia, para captar investimentos e promover a estruturação do setor de produção de leite, bem como para capacitar os agentes que atuam na cadeia leiteira.
O Oficina Rota do Leite é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI), o Ministério da Agricultura, o Governo do Estado de Goiás, as prefeituras municipais que integram o APL, produtores locais, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
APL Lácteo
O APL Lácteo é o resultado da união entre fatores econômicos, políticos e sociais em um mesmo território, desenvolvendo atividades correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.
A estruturação e o fortalecimento deste APL resultam da articulação entre o setor público e privado, em favor do desenvolvimento do Oeste Goiano, especialmente da microrregião de São Luís de Montes Belos.