NotÃcias
Sudeco participa de encontro de ouvidorias
O ouvidor da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), André Teixeira, e o coordenador de Recursos Humanos, Carlos Sousa, participaram de um encontro de ouvidorias no Ministério da Integração Nacional, na manhã desta quinta-feira (7). Ouvidores das autarquias ligadas ao ministério foram convocados pela Ouvidoria Geral do MI para trocar experiências sobre melhores práticas e alinhar as atuações.
Os ouvidores das superintendências da Amazônia (Sudam), do Nordeste, Sudene, e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) participaram por meio de videoconferência.
Durante o encontro, os ouvidores discutiram a necessidade de cumprir a Lei 13.460, com relação a publicação de relatórios semestrais pelas Ouvidorias. Também foram repassadas a eles
informações a respeito do novo programa Simplifique, do Governo Federal, para desburocratizar o atendimento a demandas diversas no serviço público. Eles ainda analisaram a possibilidade de aderir integralmente ao Sistema Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), da Ouvidoria Geral da União (OGU), para receber e tratar manifestações. Entre as instituições ligadas ao MI, apenas a Sudam ainda não o utiliza.
O ouvidor da Sudeco reforçou a importância do e-Ouv. “Além de ser um sistema consistente, através dele a OGU pode monitorar os dados e efetuar análises em sistemas de BI ( Business Inteligence ou Inteligência de Negócios em português) das ouvidorias de todo o país, resultando em melhores práticas e até em novas ferramentas para facilitar o atendimento ao usuário”, explicou.
Segundo ele, a Lei 13.460 traz o conceito de usuário e não mais cidadão para as ouvidorias, pois não apenas pessoas físicas podem questionar os órgãos. “Pessoas jurídicas também podem fazer isso. No caso da Sudeco, recebemos muitas demandas de tomadores de financiamentos junto aos fundos constitucionais e de desenvolvimento”, comentou.
A próxima reunião do grupo está programada para ocorrer em março de 2018.