NotÃcias
Sudeco participa de comissão de prêmio sobre desenvolvimento regional
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) participou da Comissão Julgadora do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. O resultado do concurso foi divulgado nesta quarta-feira (22), juntamente com a entrega de premiação para os primeiros e segundos colocados em cada categoria, que receberam R$ 15 mil e R$ 10 mil, respectivamente.
Por meio do coordenador-geral de Articulação, Planos e Projetos Especiais da Superintendência, Sérgio Souza, a autarquia fez parte da banca julgadora da Categoria V - Centro-Oeste - Desenvolvimento da Faixa de Fronteira . Nesta seção, concorreram projetos inovadores de natureza social, econômica, cultural ou ambiental, com comprovado potencial de transformação da realidade socioeconômica da Faixa de Fronteira.
SOBRE O PRÊMIO
Esta é a 4ª edição do prêmio, cujo o homenageado foi o geógrafo Milton Santos, considerado por muitos o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. O objetivo do prêmio é possibilitar o debate sobre desenvolvimento regional, envolvendo o poder público e a sociedade civil nessa discussão.
Os pesquisadores interessados puderam cadastrar seus trabalhos em seis categorias: Centro-Oeste – Desenvolvimento para a Faixa de Fronteira; Produção do Conhecimento Acadêmico; Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional; Projetos Inovadores para Implantação no Território; Amazônia – Tecnologia e Inovações para o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA); Nordeste – Inovação e Sustentabilidade.
As análises dos trabalhos foram feitas com base na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que pretende reduzir as desigualdades regionais e fortalecer a coesão social, econômica, política e territorial no País.