NotÃcias
Sudeco liberará R$ 6,4 milhões em convênios para Cocalzinho e Corumbá
Os prefeitos de Cocalzinho de Goiás (GO), Alair Ribeiro, e de Corumbá de Goiás (GO), Célio Fleury, estiveram na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), na manhã desta terça-feira (12), para tratar sobre convênios para aquisição de máquinas e equipamentos para os seus municípios. No total, serão destinados cerca de R$ 3,2 milhões para atender a cada uma dessas localidades. As máquinas serão utilizadas na agricultura, em obras de recuperação de estradas e na coleta de lixo urbano.
“Agora precisamos da ajuda de nossos parlamentares (por meio da alocação de emendas) para tornar esta negociação real”, solicitou o prefeito de Cocalzinho.
A Sudeco já liberou recursos para convênios nos dois municípios, incluindo a aquisição de um caminhão basculante e de uma motoniveladora para Corumbá, em 2012, e de uma pá carregadeira para Cocalzinho, em 2014.
Para Fleury, os maiores desafios desses dois municípios – distantes apenas 18 km – são a geração de emprego e renda por meio do agronegócio e o incentivo ao turismo. “Precisamos investir no pequeno empreendedor. E para isso sabemos que eles podem contar com a Sudeco por meio de linhas de financiamento como FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) . Também queremos fomentar nossos potenciais turísticos, é lógico, mas isso é algo para se pensar a longo prazo. Agora é momento de criar postos de trabalhos”, avaliou.
SOBRE OS MUNICÍPIOS
Cocalzinho de Goiás deve ao cimento a sua própria fundação. Para atender à forte demanda criada pela construção da nova capital do país, Brasília (DF), uma fábrica foi instalada em 1961 na zona rural de Corumbá , cidade goiana do ciclo do ouro. Ali desenvolveu-se um distrito, que obteve sua emancipação somente em 3 de julho de 1990 .
Na atualidade, o município possui cerca de 19 mil habitantes, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. A principal atividade econômica é a mineração, seguida do agronegócio e do turismo.
No turismo, Cocalzinho chama a atenção por uma característica pouco vista em cidades do Centro-Oeste: é grande produtora de vinhos. Além disso, realiza um rali anual só para amantes de Jeep, o Jeep Cross, e há uma fábrica para transformação de veículos, que atrai milhares de pessoas.
Corumbá de Goiás, por sua vez, é um município emancipado do vizinho Pirenópolis (GO). Fundado em 1730, possui cerca de 10,6 mil habitantes segundo o último levantamento do IBGE. A economia é sustentada essencialmente pelo agronegócio, mas os turismos histórico, esportivo, ecológico e cultural também merecem destaque. A localidade ainda conserva traços coloniais nos casarões construídos pelos bandeirantes em busca de ouro, por exemplo. Já o rio Corumbá e suas inúmeras cachoeiras são ideias para a prática de esportes como boia cross e rafting. Há espaço ainda para o turismo religioso, com festas como as tradicionais Cavalhadas, que chegam a reunir 30 mil pessoas durante os três dias de evento.