NotÃcias
Sudeco lança edição de seis anos de revista valorizando potenciais do Centro-Oeste
Municípios do Centro-Oeste foram protagonistas da edição de seis anos da revista da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A produção de vinhos premiados em Cocalzinho (GO) foi a matéria de capa, mas também ganharam ênfase a entrevista do superintendente da autarquia, Antônio Carlos Nantes; o recorde de aplicações do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) até maio; a criação de um Banco do Povo para atuar inicialmente em Flores de Goiás (GO) e a vocação do Centro-Oeste para o turismo cultural.
Em entrevista, o superintendente lembrou que tem viajado muito “por goiases e matogrossos” e que prefere dirigir o próprio carro para se aproximar das comunidades e sentir suas reais necessidades.
Ele também abordou os extremos encontrados nesta área, com municípios muito pobres e outros desenvolvidos e promissores. “Temos recursos para financiar, mas também temos braços para envolver as causas e projetos dos que têm ideias represadas pela falta de oportunidades”, garantiu.
A revista, que está em sua terceira edição – a primeira foi feita em comemoração aos quatro anos do retorno da Sudeco às atividades – contou ainda com artigos do presidente Michel Temer e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.
O presidente mostrou satisfação com a iniciativa da Sudeco de procurar formas para oferecer microcrédito aos quilombolas e outras populações em situações de vulnerabilidade. Segundo ele, desse modo “A Sudeco cumpre sua missão primordial de promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável da região que atende”.
O ministro corroborou essa fala ao enfatizar que, após seis anos desde a sua regulamentação, a Superintendência mostra-se consolidada como instrumento indutor do desenvolvimento na porção central do Brasil, “com vitalidade própria dos que renascem com ainda mais vigor para servir o País”.
A edição também mostrou figuras importantes do corpo técnico da Sudeco e como elas têm contribuído para que a autarquia realize um trabalho de qualidade para a população do centro do País.
Os destaques foram para o setor de Recursos Humanos, que têm feito uma série de ações voltadas para a qualidade de vida dos funcionários da autarquia; para a Ouvidoria, pronta em atender os pleitos do público interno e externo no que diz respeito às questões de cunho administrativo, ao FCO e ao Sistema de Informações do Cidadão (SIC) - em tempo recorde; a área de Suporte Logístico e TI, responsável pelo bom funcionamento de procedimentos técnicos e da Comissão de Ética, incumbida de prevenir possíveis desvios éticos e desenvolver campanhas educativas.
A versão online da revista pode ser acessada pelo link: www.sudeco.gov.br/web/guest/revista-sudeco