NotÃcias
Sudeco completa um ano com o SEI
No último dia 1º de julho completou um ano que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi implantado na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A virada de chave - termo que designa o início das operações do sistema – marcou o começo de um novo período na autarquia, com redução de despesas e ganhos em agilidade.
Neste ano, o consumo de resmas de papel caiu de 396 para 142 unidades. A média mensal de utilização de kits de papel também teve redução, saindo de 33 para 16. Outro dado marcante é a diminuição do número de impressões, uma queda de quase 70% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além da economicidade de recursos, os processos em trâmite na Superintendência ganharam agilidade e a produtividade nas movimentações aumentou consideravelmente.
Após um período de adaptação, colaboradores da Sudeco apoiam a implementação do SEI e reconhecem as facilidades que o sistema confere aos processos administrativos.
SOBRE O SEI
De acordo com informações do Portal do Software Público Brasileiro, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma para a gestão de processos e de documentos eletrônicos. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, ele engloba um conjunto de funcionalidades que promovem a eficiência administrativa e a economia de recursos.
O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico, no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. O projeto é coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e proporciona ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação dos usuários e redução de custos.