Geral
Fundos Regionais do Centro-Oeste poderão financiar projetos de energia
Os Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Norte e Nordeste administrados pelo Ministério da Integração Nacional (MI) poderão financiar projetos de geração, transmissão e distribuição de energia.
No Centro-Oeste, os juros para contratações pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) variam de 9,5% ao ano (com 8,08% de bônus de adimplência) a 16,9% ao ano (14,37% com bônus). Já os juros para operações estruturantes pelo Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) vão de 8% a 9,5%.
Com taxas abaixo das de mercado, o Ministério da Integração Nacional pretende ampliar as contratações para o setor energético – que teve crescimento de 0,7% em maio segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Antes da portaria do MI, que autorizou aplicações gerais no segmento, os financiamentos eram permitidos, desde 2012, apenas em casos específicos. O Governo Federal entendeu, no entanto, que os investimentos em energia possibilitam crescimento econômico e até a instalação de empresas em determinadas regiões, motivo pelo qual facilitou os atendimentos às demandas.