Geral
Cristovam apoia proposta da Sudeco para criar microcrédito na região
BRASÍLIA (DF), 29/05/17 - O esboço de uma proposta da Sudeco para a criação de uma linha de incentivo ao microcrédito na região do Centro-Oeste foi levado ao conhecimento do senador Cristovam Buarque (PPS/DF), que, como governador do DF, foi um dos que introduziu a ideia no Brasil.
O superintendente Antônio Carlos Nantes de Oliveira, foi ao gabinete do senador nesta segunda-feira, 29/05, pleitear seu apoio ao desenvolvimento de uma iniciativa semelhante na Região da Sudeco, para beneficiar os pequenos, que não têm vez no crédito bancário e financeiro. Entusiasmado com a proposta, Cristovam dispôs-se a colaborar no Senado, se a legislação o permitir, através da alocação de emendas parlamentares para o projeto.
Para tanto, a assessoria técnico-parlamentar do gabinete do senador e os técnicos da Sudeco estarão, a partir de agora, em estreita colaboração para o aperfeiçoamento da proposta.
“Para mim, que visitei em Bangladesh o criador do Banco do Povo, Muhammad Yunes, Prêmio Nobel da Paz, coloquei em marcha a ideia dele expressa no livro de sua autoria ´O Banqueiro dos Pobres´ (quando foi governador do Distrito Federal). Será uma emoção satisfação muito grande colaborar com a Sudeco”, observou o senador.
Cristovam colocou-se à disposição para trazer Yunes ao Brasil somente para a formatação desse projeto.
Por enquanto somente um embrião, o projeto se enquadra no objetivo da Sudeco de incentivar a criação acelerada de emprego e renda na Região do Centro-Oeste, através de medidas estruturantes.
Com o incentivo da adesão do senador pelo DF ao projeto, a Sudeco entrará agora numa etapa de estudos técnicos aprofundados. O interesse será viabilizar o projeto do microcrédito regional, através de seus agentes financeiros do FCO e FDCO, estudando todas as variáveis da legislação e do mecanismo das emendas parlamentares.
Estiveram no gabinete do senador em companhia do superintendente, o chefe do Gabinete Márcio Scatena Villar e o coordenador-Geral de Execução Orçamentária, Financeira, Contabilidade e Prestação de Contas, Eliel Mendes.