NotÃcias
Cristalina mostra que energia solar é aposta vencedora para o Centro-Oeste
A realização do 1º Fórum Regional de Autoprodução de Energia Sustentável para Irrigação, em Cristalina (GO), e sua ampla repercussão em todo o estado, tornaram evidente que a energia solar é uma aposta sem margem de erro na produção rural do Centro-Oeste
Publicado em
23/08/2017 12h24
Atualizado em
03/11/2022 19h13
A realização do 1º Fórum Regional de Autoprodução de Energia Sustentável para Irrigação, em Cristalina (GO), e sua ampla repercussão em todo o estado, tornaram evidente que a energia solar é uma aposta sem margem de erro na produção rural do Centro-Oeste.
A presença dos dirigentes da Sudeco Marcio Scatena Vilar (chefe de Gabinete da Superintendência) e Edimilson Alves (diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos) constata que a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste concede prioridade aos projetos de energia solar.
A Sudeco já financia projetos na região de Cristalina utilizando recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) e tem a intenção de ampliar esses investimentos.
O Fórum foi realizado por empresas privadas, que têm ampla tradição no domínio dessa nova matriz de energia, como a Merc-Energy Solar e a Mitsubishi Electric, parceira da Irricampo, que desenvolve sistemas de irrigação.
O diretor da Merc-Energy, Emilio Miranda, esteve com o superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, em 27 de julho, oportunidade em que lhe apresentou o projeto de alimentação de pivô de irrigação utilizando energia fotovoltaica.
O prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato (PSB-GO) , abriu o 1º Fórum, que contou com a participação de dezenas de produtores da região.