Geral
Sudeco promove III Seminário Institucional de Conscientização
O III Seminário Institucional de Conscientização da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) contou com apresentações sobre as atividades de cada diretoria e com um resgate histórico da atuação da Superintendência no Centro-Oeste.
No início da manhã, um café da boas-vindas foi servido ao som do melhor da música instrumental regional, apresentada pela musicista e servidora do Gabinete, Valéria Maria Pinheiro.
Na sequência, foi a vez do superintendente Antônio Carlos Nantes de Oliveira falar sobre as contribuições da Sudeco para o desenvolvimento regional sustentável.
Nantes contou que aprendeu com um pajé Xavante, há muitos anos, que a felicidade precisa ser aproveitada hoje e consiste em conviver bem com as pessoas ao redor. “A conscientização sobre a temática ambiental faz parte disso, por mais que algumas pessoas, entre os mais de duzentos colaboradores da instituição, não gostem dela. Precisamos nos inteirar deste assunto tanto quanto sobre a situação política do nosso país. É um dever e um direito”, afirmou.
Ele também enfatizou as potencialidades dos colaboradores da autarquia, com os quais teve contato ao longo dos últimos seis meses. “Nesse período, eu pude ver quanto talento e experiência há aqui. Pretendo aproveitar da melhor maneira essas potencialidades”, comentou.
O ex-superintendente da Sudeco e atual diretor da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado, e o assessor de Comunicação da antiga Sudeco, José Rangel, foram convidados a contar um pouco da história da Superintendência.
“Neste retorno, reconheci pessoas para as quais tive a oportunidade de dar posse, é uma emoção voltar aqui. Pegando um gancho no que disse o superintendente Nantes, a vida é muito mais feliz quando fazemos os outros felizes. E como funcionários públicos estamos aqui para isso, para servir o povo brasileiro. Tenho certeza que o Brasil vai sair deste período de expurgo limpo e muito melhor. Não podemos deixar de sonhar”, incitou Marcelo.
Rangel, que trabalhou na antiga Superintendência, entre os anos 1980 e 1990, falou sobre a missão da autarquia de dar protagonismo ao Centro-Oeste à época. “Precisávamos colocar a região no mapa, para que ela tivesse força de negociação nas bancadas como outras regiões, tais como o Norte e o Nordeste”, explicou.
Ele ainda reforçou a importância econômica do Centro-Oeste para o Brasil. “Imaginem o País sem o Centro-Oeste, imaginem a agricultura sem a robusta contribuição que nós damos para a balança comercial. Uma geração inteira de colaboradores pagou um preço muito alto para que a Sudeco pudesse chegar neste patamar, então peço: pensem grande, pois não há outra solução. A autarquia retornou às atividades porque esta demanda institucional existe”.
Os diretores da Superintendência também explicaram um pouco sobre o fluxo de trabalho em seus setores. Vicente Nunes, diretor da Diretoria de Planejamento e Avaliação (DPA), ressaltou a importância da atuação do Grupo de Trabalho Esplanada Sustentável e da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) para a uma gestão administrativa mais sustentável. “As instituições públicas e seus colaboradores têm papel fundamental para a promoção de ações que possibilitem a geração de emprego, renda e a promoção da qualidade de vida, mas precisam estar sempre atentas à questão da sustentabilidade”, destacou.
Edimilson Alves, recém empossado como diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos, demonstrou satisfação em fazer parte do que chamou de “família Sudeco”. “Tenho alegria em ver o empenho diário da minha equipe. Isso certamente contribuiu para que, nesses 27 anos, os Fundos administrados pela Superintendência gerassem mais de seis milhões de empregos diretos e indiretos. A expectativa é criar mais um milhão de postos de trabalho até o fim de 2017, o que é muito significativo”, lembrou.
Responsável pela Diretoria de Administração (DA), José Augusto Scaléa explicou que o papel de sua diretoria é ser "invisível". “Nós somos responsáveis por dar subsídio para que vocês possam trabalhar com qualidade e conforto. Temos tentando conseguir novas benesses para os nossos colaboradores. Aproveito para parabenizar vocês, que fazem a Sudeco todos os dias”, finalizou.