Geral
Cavalcante (GO) recebe apoio da Sudeco para realocar recursos
O superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, recebeu o prefeito de Cavalcante (GO), Josemar Saraiva Freire (PSDB/GO), na tarde desta segunda-feira (22), para discutir a realocação de recursos de emendas parlamentares para aplicação em equipamentos de uso rural.
Publicado em
22/05/2017 14h30
Atualizado em
03/11/2022 19h08
BRASÍLIA (DF), 22/5/2017 – O superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, recebeu o prefeito de Cavalcante (GO), Josemar Saraiva Freire (PSDB/GO), na tarde desta segunda-feira (22), para discutir a realocação de recursos de emendas parlamentares para aplicação em equipamentos de uso rural.
O superintendente orientou o prefeito a encaminhar uma proposta para o aproveitamento dessa dotação à Diretoria de Planejamento e Avaliação (DPA) da Sudeco.
“Do ponto de vista de realocação de recursos, a legislação é rígida quanto a fiscalização e o controle. No entanto, a prefeitura pode utilizar os saldos que não foram usados para a aquisição de equipamentos, desde que o maquinário pleiteado seja da mesma categoria dos anteriormente assinalados no contrato”, explicou Edimilson Alves.
MICROCRÉDITO
Nantes aproveitou a oportunidade para anunciar ao prefeito a intenção da autarquia de desenvolver um projeto de microcrédito nas regiões mais carentes do Centro-Oeste, em especial na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).
O superintendente citou como exemplo de crescimento econômico o município de Taquaral de Goiás, que atualmente dispõe de quase 200 confecções de roupa íntima. Na localidade, os empreendedores se agruparam em uma Associação, que absorveu toda a mão-de-obra do pequeno município, de aproximadamente 5 mil habitantes. A Associação também importou equipamentos da China, visando melhorar a produtividade e possibilitar o aperfeiçoamento tecnológico.
Entusiasmado com os resultados obtidos no município vizinho, o perfeito de Cavalcante acertou com o dirigente a ida de um representante da autarquia à sua cidade. A intenção é articular um projeto piloto para a fixação de uma unidade de incentivo ao artesanato local, que utiliza doces, frutas e tecidos na confecção das peças.
SOBRE CAVALCANTE
A cidade, de dez mil habitantes, é a terceira do município em área geográfica. Porém, apresenta baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com taxa de ocupação da área municipal de 1,4 habitantes por quilômetro quadrado.
Desse modo, o desafio da prefeitura é potencializar os recursos recebidos por linhas de financiamento como o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para gerar emprego e renda, a fim de incrementar os indicadores locais.