Notícias
Empreendedorismos
Sudeco e SFA alinham parceria para incentivar a Rota do Vinho no DF
A convite da Vinícola Brasília, o superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Nelson Fraga, conheceu nesta quarta-feira (25) as futuras instalações do empreendimento no Distrito Federal, que sonha em fazer da capital uma parada na rota do enoturismo nacional.
Estiveram presentes o superintendente Federal de Agricultura (SFA/DF), William Barbosa, e os superintendentes Pessoa Física e Agronegócios, e Pessoa Jurídica do Banco do Brasil, Fabrício Reis e Rudimar Locatelli, respectivamente, além da diretora de Defesa Agropecuária da SFA-DF, Janaína Garçone.
Os gestores reuniram-se no escritório da AgroBrasilia, a convite do presidente da cooperativa, produtor e vitivinicultor, Ronaldo Triacca. Durante o encontro, discutiram sobre as possíveis linhas de crédito e financiamentos bancários, que possam apoiar a criação de uma “Rota do Vinho” na região, alinhada com o potencial turístico rural do Distrito Federal.
A Sudeco e o Banco do Brasil, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), são responsáveis por administrar o Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO), recurso federal destinado à promoção e ao desenvolvimento econômico da região, por meio de apoio ao empreendedor local.
Prevista para ser inaugurada ainda em 2021, a Vinícola Brasília promete produzir vinhos finos e de qualidade na capital. De acordo com Triacca, a expectativa é que sejam produzidos cerca de 200 mil litros por ano com, no mínimo, dez rótulos.
Com o projeto desenhado por arquitetos locais, o empreendimento pretende encantar os apaixonados por vinhos e fazer da parte leste do DF uma rota, onde valorizem a cultura e possam desfrutar de um wine bar com os rótulos da capital e espaço para eventos.
Segundo especialistas em produção de vinho, o Cerrado propicia uma produção de uva de qualidade, com condições climáticas favoráveis ao cultivo, ou seja, clima quente e com pouca chuva, assim, consegue-se uma doçura bem superior à da serra gaúcha.
Em toda a Vinícola, a principal casta é a Syrah, que se deu muito bem nas condições climáticas do Cerrado. Outras castas fazem parte do projeto, como: Cabernet Franc, Marselan, Malbec, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Vermentino e Petit Verdot.
Em agosto de 2020, Triacca lançou o vinho Seu Claudino, primeiro vinho 100% brasiliense. Produtores da região do PAD-DF produziram a bebida com a uva Syrah de grande qualidade.
Uma homenagem que Triacca prestou ao seu pai, um dos agricultores pioneiros que vieram do Sul para cultivar uva em terras do cerrado.