Notícias
Sudeco realiza campanha de vacinação contra gripe
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) realizou ontem, 24, a campanha de imunização contra gripe 2023. A vacina, elaborada para combater quatro cepas do vírus influenza, foi aplicada das 9h às 17h no auditório Engenheira Anna Paula Rodrigues Sales, no 19º andar.
De acordo com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Sudeco (COGEP), foram disponibilizadas 200 doses da vacina. Cerca de 60% dos funcionários da autarquia compareceram. Para o coordenador-geral da COGEP, Rodrigo Sousa, essa é uma ação de extrema importância para a Sudeco: “Nossos colaboradores são o principal ativo de nossa instituição. É com grande satisfação que organizamos anualmente este momento de autocuidado. Afinal, a vacinação é uma das maneiras mais eficazes de proteger nossos amigos, colegas e familiares.”
A gripe é uma infecção viral respiratória aguda e facilmente contagiosa que pode afetar pessoas de qualquer idade. É uma das principais causas de falta no trabalho. A vacina protege contra quatro tipos de cepas: H1N1, H3N2, Linhagem B/Victória e Linhagem B/Yamagata.
Transmitida por meio de contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado, seja tosse, espirro ou contato com superfícies contaminadas, a gripe apresenta sintomas como febre e tosse, podendo surgir também dor de garganta, diarreia, vômito, coriza e dor nas articulações.
A vacina não transmite gripe. Os vírus usados para fabricação do imunizante não são ativos. Isso significa que eles não estão vivos e não conseguem deixar ninguém doente. É importante que a vacinação ocorra anualmente, já que os vírus circulantes podem mudar de um ano para o outro.
Para se proteger, lave bem as mãos, cubra a boca com um lenço ao tossir ou espirrar, e vacine-se. A vacinação é um método efetivo para ajudar na prevenção da gripe ou reduzir a gravidade da doença.