Notícias
DPA dá continuidade a ciclo de reuniões em Mato Grosso
A Diretoria de Planejamento e Avaliação da Sudeco (DPA) deu continuidade a série de reuniões com instituições parceiras para tratar de projetos e ações, dessa vez no estado de Mato Grosso.
Ontem (14), o Diretor da DPA, Renato Jorge Ribeiro, acompanhado da chefe da Divisão de Apoio à Pesquisa e Avaliação, Pollyana Akemi Saito, estiveram na sede da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso para tratar de projetos na área de capacidade governativa
Em seguida, a Diretoria seguiu para a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (SECITECI), para discutir sobre as parcerias em ações para desenvolvimento de projetos de ciências, tecnologia e inovação, bem como cidades inteligentes, concurso de startups. Essas iniciativas serão financiadas a partir de recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FDCO), destinados a projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Participaram ainda de reunião com o Procurador do Ministério Público de Contas do Estado (MPC/MT), Alisson Carvalho de Alencar, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) para falar sobre capacitação e formação de pessoal na área de desenvolvimento regional.
O dia terminou com encontro na Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (DESENVOLVE MT) junto à Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), para discutir um mapa de crédito para região e parceria para a criação de um escritório regional da Sudeco em Cuiabá.
Hoje (15), as tratativas continuam na Desenvolve MT, para tratar da criação de um fundo garantidor para apoiar projetos de ciência, tecnologia e inovação, e a destinação de 1,5% dos recursos do retorno do FDCO para estruturar e apoiar startups.
Outra reunião aconteceu na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (SEDEC), para tratativas que incluem estruturação dos núcleos de fronteira, projetos da parceria público-privada, e da rede de cidades médias.
Além disso, a DPA esteve na Fundação MT em busca de parcerias na área de pesquisa agropecuária que auxiliarão na elaboração dos próximos Planos Regionais de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO). Esses planos poderão ser apoiados por meio de emendas parlamentares.
Após a reunião, partiram para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para tratar de assuntos como o protocolo de intenções para a estruturação da rede de produção de conhecimentos e observatório de políticas públicas do Centro-Oeste, e um possível acordo de cooperação técnica sobre o bioma amazônico.
Por Ricardo Vaz