Notícias
Reunião em Brasília: estratégias de ampliação e regionalização de investimentos na economia da Amazônia
A Sudam, juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Consórcio Amazônia Legal e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) realizaram em 6 de novembro, na sede do Banco do Brasil, em Brasília, reunião para debater estratégias de articulação e ampliação dos investimentos de bancos públicos federais para a economia da Amazônia.
Publicado em
12/11/2024 15h26
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Consórcio Amazônia Legal e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) realizaram nesta quarta-feira, 6 de novembro, na sede do Banco do Brasil, em Brasília, reunião com o objetivo de debater estratégias para articulação de ampliação e regionalização dos investimentos de bancos públicos federais para a economia da Amazônia.
Participaram da reunião, o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, os assessores da Presidência do BNDES, José Carlos Lima e Márcio Meira; o secretário estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap), Giovanni Queiroz; Ima Vieira, do Museu Goeldi e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Jorgiene Oliveira, diretora de Planejamento e Articulação de Políticas (DPLAN) da Sudam, além de representantes do Consórcio Amazônia Legal, da OTCA, do Banco do Brasil e Banco da Amazônia.
Participaram ainda representantes de oito estados da Amazônia Legal, faltando somente representação de Roraima, que teve problemas de voo. Sibá Machado, chefe do escritório da Sudam em Brasília, também esteve na reunião.
Os presentes dialogaram acerca dos desafios do desenvolvimento na região amazônica, levando em conta aspectos socioeconômicos e ambientais, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e reflorestamento, aspectos a serem debatidos na COP 30, a ser realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém. O evento teve articulação da Diretoria de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES, tendo à frente a diretora Maria Fernanda.