Release - Sudam nos Estados - Pará
SUDAM NOS ESTADOS
PARÁ ENCERRA AS ATIVIDADES DA AÇÃO ITINERANTE DA SUDAM QUE PERCORREU TODA A AMAZÔNIA LEGAL
Formada pela Superintendente, técnicos e gestores da Autarquia, a caravana ouviu demandas e divulgou instrumentos de desenvolvimento regional
Com uma cerimônia oficial no Palácio do Governo, o estado do Pará vai encerrar a caravana itinerante “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia”, iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que percorreu toda a região com o objetivo de receber diretamente as demandas dos atores locais e difundir informações sobre os instrumentos de desenvolvimento regional. A cerimônia acontecerá no dia 02 de dezembro (quarta-feira).
A caravana, formada por técnicos e gestores da autarquia, percorreu oito dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso), uma ação que começou em agosto desse ano. O Pará, sede da Sudam, encerrará a atividade.
O “Sudam nos Estados” promoveu vários encontros técnicos para coletar subsídios e propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da Superintendência. Informações e propostas sobre a execução de convênios e projetos estratégicos que possam melhorar a qualidade de vida da população foram assunto central das rodadas.
Os incentivos fiscais (benefícios tributários como isenção de impostos a empresas instaladas na Amazônia), ferramenta que gera emprego e renda, também estiveram no foco das discussões. Além de proposição de medidas conjuntas com federações da indústria, comércio, entre outros, para melhorar a performance dos incentivos, alcançando mais beneficiários.
A ideia é que os dados possam subsidiar a elaboração das Diretrizes e Prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e outras ferramentas da Sudam para fomentar o desenvolvimento includente e sustentável das localidades.
Para a Superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw, levar os técnicos aos estados “foi uma iniciativa mais que necessária. Ouvir quem está na ponta, trocando informações, torna nossos instrumentos de promoção do desenvolvimento mais factíveis. Conhecer e entender a realidade local faz toda a diferença”, afirma a gestora.
Na oportunidade, a Autarquia também apresentou os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA 2020-2023), instrumento de planejamento do desenvolvimento regional que norteia as ações da Sudam e cujo principal objetivo é promover a redução das desigualdades regionais através da geração de emprego e renda, do crescimento econômico, da qualidade de vida e da internalização da riqueza regional. Durante a estada nos estados, os técnicos da Sudam promoveram diálogos com as secretarias estaduais de Planejamento visando melhorar a carteira de projetos do PRDA; com instituições tais como Federação das Indústrias, para informar sobre instrumentos de ação como o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e Incentivos Fiscais; Sebrae, para levar maiores informações sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO); e Federações e Associações de municípios, para falar sobre Convênios.
SERVIÇO
Encerramento do Sudam nos Estados -Pará: 02 de dezembro
Horário: 10 horas.
Local: Palácio do Governo do Estado do Pará – Salão de Atos. Avenida Dr. Freitas, 2.531, Belém.
Contatos: (91) 4008-5459/(91) 98432-4304 - ASCOM Sudam