Notícias
Sudam e MIDR constatam resultado da Rota do Cacau no Pará
Na quarta-feira, 28, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) visitaram a Unidade Demonstrativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada a 13 km de Altamira, na região da Transamazônica, e constataram o bom resultado da parceria entre o MIDR e da Universidade Federal do Pará (UFPA) no incentivo da produção agrícola do cacau, fruto da Estratégia de Desenvolvimento Rotas de Integração Nacional, Rota do Cacau.
Na Unidade Demonstrativa da Embrapa, o coordenador geral de Planejamento Regional da Sudam, Benedito Barros Caldas, e uma equipe do MIDR constataram a variedade de cacau, plantados juntos, separados, irrigados e não irrigados, acompanhando as ações desenvolvidas naquele polo.
A Estratégia de Desenvolvimento Rotas de Integração Nacional mapeia circuitos produtivos prioritários com objetivo de apoiar arranjos produtivos locais. Na Amazônia legal existem quatro rotas instaladas, a do açaí, do cacau, da biodiversidade e do mel.
A Sudam também é parceira na Rota do Cacau. Em 2018, no município de Uruará, tornou possível a realização de capacitação, a partir de Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), para 20 cacauicultores, entre técnicos de secretarias municipais de agricultura dos municípios do Polo Transamazônica do Programa Rota do Cacau.
A verba destinada pela Sudam possibilitou ainda a elaboração e implementação da plataforma digital rota do cacau: rotadocacautransamazonica.com.br, para compartilhamento de conteúdo para a cadeia produtiva do cacau na transamazônica e ferramentas (vídeos, trabalhos acadêmicos, relatórios e etc) para a melhoria da cadeia produtiva e a da cultura do cacau na referida região.