Notícias
Sudam disponibiliza Matrizes Insumo-Produto da Amazônia Legal
A Sudam coloca à disposição do público as Matrizes de Insumo-Produto (MIP) dos estados da Amazônia Legal. A Matriz de Insumo-Produto é uma ferramenta importante para auxiliar os setores público e privado na tomada de decisão, porque possibilita a análise da estrutura da economia, a estimativa de indicadores econômicos como multiplicadores de emprego e renda e a identificação de setores-chave da economia.
O trabalho é resultado da parceria entre a Sudam e a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e do Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos (NEREUS).
O objetivo da disponibilização das informações pela Sudam é possibilitar ao público a realização de estudos e análises diversas sobre o funcionamento da economia amazônica, seja em cada estado individualmente, ou em sua totalidade. As matrizes contam com uma abertura de 67 setores, o que permite obter informações com maior nível de detalhe em vários casos.
O projeto de elaboração das Matrizes de Insumo-Produto e o treinamento para sua construção e utilização ocorreu entre 2019 e 2021. Por meio delas, a Sudam busca obter melhor direcionamento para os seus instrumentos para promoção do desenvolvimento regional, como o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), e Incentivos Fiscais, além dos projetos que compõem o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA).
No nosso site você encontra informações completas sobre a MIP da Amazônia Legal.
Acesse pelo link!