Notícias
Convênios: mais investimentos na Amazônia
Em 2021, 40 projetos candidatos a acordos de Convênio foram aprovados ou tiveram seus respectivos processos licitatórios aceitos, após a análise técnica da Sudam. Isso significa milhões em recursos públicos que serão aplicados na região amazônica.
Nos últimos anos, os convênios se tornaram uma ferramenta importante para descentralizar recursos federais e possibilitar a realização de investimentos nos municípios brasileiros, sobretudo naqueles mais carentes – como, por exemplo, vários localizados na Amazônia Legal. A ideia é que, também, por meio desse instrumento haja eficácia e efetividade no uso dos recursos públicos.
No papel de concedente (quem vai repassar o recurso público) de convênios, a Sudam realiza a análise técnica do projeto ou do termo de referência, e então emite parecer de aprovação antes da realização de processo licitatório feito pelo convenente (quem vai aplicar o recurso público no projeto).
A partir dessa análise pela Sudam, a União busca assegurar que os valores e as peças técnicas estejam condizentes às exigências para minimizar riscos, garantindo a plena execução do objeto do convênio e a boa aplicação dos recursos públicos.
Para nós é sempre uma alegria poder contribuir com o Brasil e com a Amazônia. Contem conosco!