Notícias
G20: Belém definiu Declaração Ministerial sobre combate a desastres
A Sudam participou da reunião do Grupo de Redução do Risco de Desastres do G20, realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, no período de 30 de outubro a 1 de novembro. Na quinta-feira, 31, foi definida a Declaração Ministerial para Redução de Riscos de Desastres, documento a ser levado à 19ª reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
Publicado em
12/11/2024 15h32
A Sudam está participando da reunião do Grupo de Redução do Risco de Desastres do G20, realizada no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, no período de 30 de outubro a 1 de novembro. Na quinta-feira, 31, foi definida a Declaração Ministerial para Redução de Riscos de Desastres, documento a ser levado à 19ª reunião de cúpula do G20, a ser realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no RJ.
Os ministros Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional) e Jader Filho (Cidades) representam o governo federal nestes dias na capital paraense. A movimentação que resultou na elaboração da Declaração iniciou no ano passado, quando a Índia presidiu o Grupo dos 20 – fórum informal que promove debate sobre a estabilidade econômica global formado por representantes das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia. Belém sedia a última pré-reunião à Cúpula do G20.
O principal ponto da Declaração Ministerial refere-se ao combate às desigualdades para diminuir as vulnerabilidades. Nos eventos climáticos - enchentes e as enxurradas no Rio Grande do Sul, seca na Amazônia ou os incêndios nas florestas - quem primeiro sofre é quem está nas periferias.