Matrizes de Insumo-Produto da Amazônia Legal
A Matriz de Insumo-Produto consiste em uma ferramenta que auxilia os setores público e privado na tomada de decisão, pois apresenta indicadores do funcionamento sistêmico da economia por meio das relações intersetoriais e neste caso das relações entre os estados da Amazônia Legal.
As matrizes da Amazônia Legal disponibilizadas pela Sudam são resultado de uma parceria com Universidade de São Paulo (USP), por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e do Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos (NEREUS). O Projeto de elaboração das matrizes e treinamento para sua construção e utilização ocorreu entre 2019 e 2021. São nove arquivos correspondem a cada estado da Amazônia Legal e um com o sistema interestadual com todos os estados da Amazônia Legal e os demais estados do Brasil em conjunto. As informações referem-se ao ano de 2015.
Com as matrizes é possível obter melhores direcionamentos para as políticas executadas pela Sudam, como o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), e Incentivos Fiscais, além dos projetos que compõem o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA).
O objetivo da disponibilização das informações é possibilitar a realização de estudos e análises diversas sobre o funcionamento da economia amazônica, seja em cada estado individualmente, ou em sua totalidade. Além disso, as matrizes contam com uma abertura de 67 setores, o que permite obter informações com maior nível de detalhe em vários casos.
CLIQUE AQUI e acesse os arquivos das matrizes.