BADAM - Banco de Dados da Amazônia
Buscando instrumentalizar o processo de formulação de políticas públicas baseada em evidências, o Instituto Publix, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) somaram esforços para construir um Painel de Indicadores georreferenciados para a Amazônia Legal.
Disponibilizado em uma plataforma de Business Intelligence, o Banco de Dados da Amazônia (BADAM), consiste em uma ferramenta on-line que evidencia insumos relevantes para a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) 2024-2027 e demais políticas públicas, planos, programas e projetos que tenham como foco o território da Amazônia Legal.
O processo de construção da ferramenta envolveu uma ampla seleção, coleta e parametrização de indicadores. Foram consultadas diversas bases para coleta de dados quantitativos territorializados que expressassem a realidade da Amazônia Legal para diversas áreas temáticas. Um total de 373 indicadores foram selecionados, priorizando-se os dados que estavam disponíveis nos níveis municipais e estaduais e, em alguns casos, foram considerados indicadores que já apresentavam dados consolidados para o nível regional, incluindo a Amazônia Legal e a perspectiva nacional.
O Painel apresenta ainda análise dos indicadores em diferentes recortes territoriais, possibilitando análises comparativas, além da evolução histórica dos indicadores. Com o desenvolvimento dessa ferramenta, é apresentada a sociedade mais de 1.500 visualizações dinâmicas e interativas de dados, agrupando diferentes recortes temáticos e territoriais, sendo esse o maior repositório de indicadores já disponibilizado para Amazônia Legal.
O BADAM está em atualização dos dados e estará disponível aqui.