Governança
Governança
De acordo com o Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional devem executar a política de governança pública, de maneira a incorporar os princípios e as diretrizes definidos no referido Decreto e as recomendações oriundas de manuais, guias e resoluções do Comitê Interministerial de Governança.
Para auxiliar a alta administração da Sudam na condução da política de governança pública, foi instituído o Comitê Interno de Governança – CIGOV, por meio da Portaria nº 78, de 28 de dezembro de 2023, em substituição ao Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles – CGIRC. O CIGOV é uma instância colegiada de caráter consultivo e deliberativo, e tem como objetivo proporcionar a melhoria da gestão e garantir as entregas da Sudam com base nas boas práticas de Governança, Integridade, Gestão de Riscos, melhorias dos Controles Internos e Transparência no âmbito da Sudam.
A estrutura da Sudam também conta com a Coordenação-Geral de Governança, Gestão Estratégica e de Desenvolvimento Organizacional - CGEST, vinculada diretamente ao Superintendente. De acordo com o Regimento Interno da Sudam, a CGEST possui como uma de suas competências: promover, articular e apoiar com suporte metodológico o desenvolvimento e o fortalecimento de mecanismos de governança, de riscos e de controles para melhoria contínua dos processos organizacionais da Sudam.
- Comitê Interno de Governança - CIGOV
- CIGOV - Integrantes
- Política de Gestão de Riscos e Controles Internos
- Plano de Governança, Riscos e Controles
- Programa de Integridade
- Plano de Integridade
- Cartilha do Programa de Integridade