Notícias
Representantes de assuntos federativos do governo federal se reúnem para alinhar estratégias
Foto: Gil Ferreira/Ascom - SRI
Nesta quarta-feira (28), representantes do Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos - SASF, ferramenta de interlocução dos ministérios com estados e municípios, participaram de reunião conduzida pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos da (SEAF) da SRI (Secretaria de Relações Institucionais) da Presidência da República.
Além de alinhar estratégias de governo, a reunião teve como objetivo atualizar o progresso das políticas federativas do governo federal.
A secretária da SEAF, Juliana Carneiro, destacou a relevância das pautas discutidas, sublinhando a importância de avançar com as entregas e resultados de programas e políticas já anunciadas.
Outro destaque da reunião foi a apresentação do planejamento prévio dos eventos de recepção dos prefeitos e prefeitas que serão eleitos em outubro. “Os encontros serão oportunidade para dar as boas-vindas aos novos prefeitos e às novas prefeitas e para oferecer oficinas, mesas temáticas para capacitação e troca de experiências, alinhar as novas gestões locais às políticas federais e anunciar ações do governo, além de prestar atendimento e apresentar soluções aos municípios e reforçar a reconstrução do pacto federativo pelo governo federal”
Julia Rodrigues, secretária adjunta da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, também participou do encontro e apresentou um resumo das principais ações e programas prioritários do governo federal. Julia ressaltou ser “crucial alinhar as discussões e compartilhar os documentos produzidos até o momento [com gestores dos diversos ministérios] para garantir que todos os temas continuem atuais e relevantes.”
Sobre o SASF
O Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos (SASF) é uma ferramenta que facilita a comunicação entre os ministérios e os estados e municípios do Brasil. Instituído pelo Decreto nº 6.005, 28 de dezembro de 2006, o sistema havia sido extinto junto com a SRI, mas foi restabelecido em 2023. Com isso, o Governo Federal volta a conseguir acessar as necessidades e interesses dos estados, Distrito Federal e municípios, para coordenar e promover ações da União com os entes federativos nos Ministérios das mais diversas áreas.