Notícias
Novos prefeitos e prefeitas: segunda semana de encontros regionais pelo país encerra com forte adesão de gestores
2o Congresso dos Municípios do MS
Brasília, 11.11.24: A segunda semana dedicada a encontros regionais de prefeitos e prefeitas em todo o país foi um sucesso. Para recepcionar os novos gestores municipais, entre os dias 4 e 8 de novembro, o governo federal esteve em mais seis cidades brasileiras: Campo Grande, Porto Velho, Balneário Camboriú, Natal, Rio Branco e Aracaju.
Em Campo Grande, o encontro ocorreu no âmbito do 2o Congresso dos Municípios do MS, em parceria com a Associação dos Municípios do estado (Assomasul) e Sebrae. O evento reuniu mais de quatro mil pessoas, além de 79 prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos no estado em 3 dias de programação. Além dos gestores, o congresso contou com a presença de especialistas para discutir temas como inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança. “Na ocasião, também apresentamos os investimentos do governo federal no estado e nos municípios. Destacamos, por exemplo, que o Novo PAC já garantiu 189 empreendimentos em 58 municípios do Mato Grosso do Sul, como Escolas em Tempo Integral, obras em hospitais, Unidades Básicas de Saúde e muitos outros equipamentos”, destacou o gerente regional, Gileno Oliveira.
Em seguida, o Encontro de Prefeitos e Prefeitas Transição e Inovação para uma gestão eficiente, em parceira com a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), recebeu os novos gestores em Porto Velho. A SRI marcou presença no evento para falar de projetos que promovem o desenvolvimento urbano, segurança e sustentabilidade. “A mesa da SRI em Rondônia foi um sucesso. Houve alta adesão de prefeitos, que se mostraram muito interessados pelos programas do Governo Federal”, destacou a gerente Jessica Italoema.
A SRI também esteve na região sul do país, em Balneário Camboriú (SC), para o Fórum de Governança Municipal: Desafios dos Novos Gestores. Neste ano, o evento, organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), trouxe como tema “Governança rumo ao futuro das cidades”, abordando a preparação dos municípios para os desafios urbanos com foco em resiliência urbana e inovação tecnológica. “Foi um momento muito rico, em que pudemos conhecer os novos prefeitos e prefeitas e apresentar os principais projetos do governo federal, como a cartilha dos novos gestores e o Transfere Gov”, destacou o gerente Thiago Quadros.
Em Natal, o evento Novos Gestores 2025 foi organizado em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). Como de costume, a programação ofereceu treinamentos, palestras e oficinas com objetivo de capacitar os gestores para o início de seus mandatos. José Ilário Gonçalves, gerente da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da SRI, aproveitou a oportunidade para lembrar o esforço do governo federal em garantir e impulsionar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que têm conquistado valores significativos no governo Lula. “Entre FPM e Fundeb, os municípios tiveram um acréscimo entre 2023 e 2024, até agora, de algo em torno de R$ 57,7 bilhões”, destacou.
Também houve encontro de gestores municipais na capital sergipana. Em Aracaju, prefeitos e prefeitas eleitas e reeleitas discutiram parcerias e participaram de debates com objetivo de promover políticas sociais que atendem às necessidades de todos. “Nós estamos aqui para representar a Presidência da República nesse momento tão importante de acolhimento aos gestores e gestoras eleitas. É um momento de transição, em que novos prefeitos e prefeitas já podem acessar nosso portal federativo, o ComunicaBR, entre outros recursos”, comentou a gerente regional da SRI, Elisa Pellegrino.
O encontro em Rio Branco, por sua vez, contou com as parcerias da Associação de Municípios do Acre (AMAC) e da Caixa Econômica Federal. “Contamos com a participação de 21 prefeitos de um total de 22. Houve ainda a participação do Sebrae e de vários órgãos federais, em uma reunião muito produtiva com todos os atores”, conta o gerente regional da SRI, Maurílio Pedrosa.
Sobre os Encontros Regionais
Desde o final de outubro, a SRI, por meio da SEAF, tem participado de eventos em todas as regiões brasileiras para receber prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos. Além de dar as boas-vindas, o objetivo é compartilhar informações sobre parcerias federais que apoiam o desenvolvimento local e promovem o crescimento integrado entre municípios e governo federal.
Até a segunda quinzena de dezembro, a SRI estará presente em encontros regionais para recepcionar mais de 5,5 mil prefeitos e prefeitas em todos os estados da federação.
Para saber mais sobre o calendário de encontros regionais pelo país ou baixar o Manual de Transição para novos prefeitos e novas prefeitas, acesse a prévia do Portal Federativo: uma nova ferramenta de gestão pública com informações essenciais, recursos e ferramentas destinados a prefeitos (as), governadores (as), secretários (as) e gestores (as) estaduais e municipais. O portal será lançado em fevereiro de 2025.