Notícias
Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República participa da agenda “Desafios e Oportunidades para os Centros Urbanos da Amazônia” na Colômbia
Na última semana, entre dos dias 06 a 08/07, o assessor internacional Carlos da Fonseca representou a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República no encontro “Desafios e Oportunidades para os Centros Urbanos da Amazônia”, realizado na cidade de Letícia, na Colômbia. Série de reuniões foram realizadas com autoridades locais, lideranças municipais e acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas relacionadas a integração fronteiriça e desenvolvimento sustentável.
O objetivo dos encontros foi identificar as prioridades e oportunidades de cooperação regional em matéria de temas como desmatamento, crimes ambientais, bioeconomia, direitos dos povos indígenas, adaptação e mitigação das mudanças climáticas, saúde, educação, saneamento, tratamento de resíduos sólidos, etc.
"A participação no encontro em Letícia foi importante para conhecer as necessidades e desafios dos municípios e estados daquela região, assim como uma preparatória para a Cúpula de Belém (Amazônica), onde organizaremos um encontro de cidades dos países amazônicos no âmbito da cúpula", comenta Carlos da Fonseca.
O seminário contou com a presença de ministros e autoridades locais de Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Venezuela, Guiana e Suriname. Estiveram presentes representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), acadêmicos, cientistas e lideranças indígenas e da sociedade civil dos países acima mencionados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou no sábado (08) no encerramento da reunião técnico-científica da Amazônia.
Cúpula de Belém
As discussões buscaram identificar iniciativas que viabilizem o desenvolvimento econômico e social sustentável da região, com a apresentação de projetos que contam com financiamento do BID na região. O encontro foi preparatório para a Cúpula de Belém (Amazônica), a realizar-se entre os dias 03 a 09 de agosto, em Belém, estado do Pará.