Notícias
Padilha sinaliza apoio do governo a projeto de tratamento de resíduos sólidos do Consimares, no interior de SP
Cláudio José Schooder, prefeito de Nova Odessa, Maurício Baroni, presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto; Gustavo Reis, prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Carlos Augusto César, o Cafu, que representou o prefeito Zezé Gomes no evento. - Foto: Marcelo Pendezza/Prefeitura de Hortolândia
O ministro-chefe de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, firmou compromisso neste sábado (03), de levar ao Governo Federal o projeto de implantação da Central de Tratamento de Rejeitos do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) que transformará em energia elétrica resíduos sem potencial de reciclagem. A proposta inclui a criação de uma rede de cooperativas para gerar emprego e renda a catadores de recicláveis.
Após o encontro, o ministro comprometeu-se a reunir, em Brasília, os prefeitos do Consimares com os ministérios de Cidades e Meio Ambiente para apresentar o projeto. O ministro destacou três pontos fundamentais para que o projeto avance: ser realizado em conjunto com os municípios, por meio de Consórcios; que cada passo do projeto seja sustentável, com respeito ao meio ambiente e apoio total aos trabalhadores que coletam materiais recicláveis; e que seja feita com a organização de cooperativas de reciclagem.
“Foi combinado, aqui em Hortolândia, que nos dias 13 e 14 de junho uma missão do consórcio irá a Brasília, e eu vou convocar no Palácio do Planalto a reunião juntando o Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Cidades para analisar o projeto e preparar o que nós chamamos do leilão desse projeto, porque ele é feito pelo Governo Federal, que organiza o processo de seleção”, disse o ministro Alexandre Padilha.
Durante o encontro, o presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, entregou ao ministro uma carta com pedido de cooperação do Governo Federal aos projetos do Consórcio. Entre os pedidos está a viabilização da contratação da energia da Central de Recuperação Energética de Rejeitos.
Para o presidente do Consimares, o apoio federal ao projeto significa um passo à frente na gestão de resíduos. “Essa agenda que o ministro fará no Planalto para apresentarmos o projeto, já em andamento, é muito importante para que nós possamos dar o start no início das obras da construção da usina. Além de transformar rejeitos em energia elétrica, com capacidade para abastecer 400 mil pessoas de toda a região do Consimares, nosso projeto valoriza os catadores de materiais recicláveis. Vamos organizar esses trabalhadores em cooperativas e tratá-los com a dignidade e com o valor que merecem”, destacou Baroni.