Notícias
Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, recebe parlamentares em primeiro mandato da região Norte
- Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI
Dando continuidade à série de encontros que a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República tem promovido com deputadas e deputados federais em primeiro mandato, foi realizado nesta quinta-feira (09), no Palácio do Planalto, mais um café da manhã com novos parlamentares da região Norte.
O encontro, que foi organizado pela Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares (SEPAR) da SRI, tem como objetivo acolher esses novos parlamentares e expandir o diálogo entre a Câmara dos Deputados e o Governo Federal, conforme determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No encontro, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reforçou que as portas do Palácio do Planalto estão abertas aos parlamentares. O ministro destacou ainda que os encontros serão feitos com todos os deputados em primeiro mandato, separados por região, já que, para o governo, não interessa saber qual é o partido do deputado ou deputada, mas, sim, que eles foram eleitos pelo povo de seu estado, de sua região e, por isso, o governo tem que estar – e está – aberto para conversar com todos. “Ainda que eventualmente possamos não concordar, mas tenham certeza que mesmo tendo divergências, às vezes, o importante é estabelecermos a melhor relação com a Câmara dos Deputados”, disse o titular da SRI.
O secretário-executivo da SRI, Olavo Noleto, abriu sua fala na mesma linha, “Nós vamos praticar cada dia mais aquilo que a gente acredita: o respeito às diferenças. A democracia é construída na prática. Essa diversidade de pensamentos, de histórias, com diferentes raízes, é um combustível para juntos construirmos e aprofundarmos o diálogo do governo com o Parlamento”, disse o secretário.
Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) resumiu o sentimento dos presentes: “Nós, do Norte, temos grandes expectativas com o governo. Tem um processo longo de reconstrução desse país e precisamos fazer isso juntos”, disse o parlamentar, que é vice-líder do governo na Câmara.
A deputada Cristiane Lopes (União-RO) levou para o encontro um pedido compartilhado com outros deputados e deputadas: a duplicação de rodovias da região.
“Quero falar aqui das preocupações da minha região. Falar da importância da duplicação BR-364 e saber qual o posicionamento sobre a conclusão da BR-319, porque são rodovias importantíssimas para desenvolver a economia da região”, disse.
Em defesa da Educação, a deputada Professora Goretti (PDT-AP) pediu que as políticas públicas do governo federal sejam estruturantes, de forma a garantir investimentos permanentes na região.
“Estamos aqui para mostrar de fato o que a Amazônia precisa. Nós queremos políticas públicas estruturante porque esse país não pode mais ter retrocessos. Queremos Educação para todo o povo da Amazônia. Aproveito para comemorar esse governo que já está dialogando com todo mundo, diferentemente do governo anterior”.
O deputado José Guimarães (PT-CE), compartilhou com os presentes a pedra fundamental de sua missão “Tenho como princípio básico respeitar muito aqueles que não fazem parte do governo, porque entendo que o Parlamento é isso: plural”, disse o líder do governo na Câmara.
O secretário Valmir Prascidelli, responsável, na SRI, por conduzir os encontros, comemorou a presença de mais de 20 parlamentares da região “Esse encontro só mostra o quanto cada deputada e cada deputado está comprometido com sua região”, disse.
Outros parlamentares presentes no encontro: Adail Filho (Republicanos-AM), Albuquerque (Republicanos-RR), Andreia Siqueira (MDB-PA), Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), Dilvanda Faro (PT-PA), Dra. Alessandra Haber (MDB-PA), Fausto Santos Jr. (União-AM), Filipe Martins (PL-TO), Gerlen Diniz (PP-AC), Helena Lima (MDB/RR), Keniston Braga (MDB-PA), Meire Serafim (União-AC), Pastor Diniz (União-RR), Renilce Nicodemos (MDB-PA), Roberto Duarte (Republicanos-AC), Silvia Waiãpi (PL-AP), Sonize Barbosa (PL-AP), Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), Zezinho Barbary (PP-AC), Alberto Moraes (MDB-SP), Gabriel Mota (Republicanos-RR), Rogério Correia (PT-MG), Zeca Dirceu (PT-PR), além do senador Beto Faro (PT-PA).