Notícias
Ministro Padilha visita Baixada Santista (SP) e afirma que região é polo de investimentos do governo federal
Ascom/Porto de Santos
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha, esteve na Baixada Santista (SP), nas cidades de Santos e São Vicente, na sexta-feira, 20/9.
Em Santos, o ministro, acompanhado do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, visitou as obras do Parque Valongo, o Canal do Porto de Santos, participou, na sede da APS, da apresentação do Plano de Investimento da Autoridade Portuária e atendeu sindicalistas que integram categorias do Porto.
O ministro afirmou que a região vive um momento histórico na aplicação de recursos pelo governo federal, com a combinação de investimentos nas áreas portuária, viária e tecnológica.
“A Baixada Santista é o maior polo de investimento do governo federal, são mais de R$ 12 bilhões em recursos diretos para obras da companhia de Portos, como o túnel que vai ligar Santos a Guarujá, desejo de quase 100 anos da região, ampliação da perimetral, aprofundamento do canal, novas vias de acesso ao Porto, melhorando a vida também na cidade, dragagem, colocando o Porto de Santos no mesmo patamar das necessidades internacionais para receber os maiores cargueiros”, disse o ministro.
Além desses investimentos no Porto, o chefe da Pasta da SRI citou a construção do bloco poliesportivo do campus Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), os dois institutos federais de educação, em Santos e São Vicente, a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, com a construção de 2 mil moradias.
“Vamos fazer tudo o que for necessário para consolidar cada vez mais nossa atividade portuária, para que ela esteja modernizada para esse novo momento que o Brasil está vivendo”, afirmou o ministro.
“Nós abrimos 182 novos mercados de compra de produtos brasileiros, voltamos a bater recordes de exportação, seja do agronegócio, da indústria de celulose, de produtos manufaturados para determinadas regiões do mundo, em especial para a América do Sul. E o Porto de Santos tem um papel decisivo nisso”.
Unifesp e Institutos Federais
Ainda em Santos, o ministro Padilha conheceu o terreno onde será construído o futuro bloco poliesportivo da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele também recebeu mais informações sobre as áreas disponíveis para a construção dos novos Institutos Federais em Santos e São Vicente, anunciados pelo presidente Lula no começo deste ano.
São Vicente
Em São Vicente, o chefe da SRI visitou o Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (NASCI), um equipamento municipal que oferece tratamento à base de óleo de Cannabis.
Ele acompanhou a assinatura do termo de parceria do Instituto Adesaf (Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas), que coordena o equipamento, com a Unesp, para o desenvolvimento de pesquisas sobre Cannabis medicinal.
Na sequência, o ministro inaugurou a farmácia do NASCI, que produz fitoterápicos à base de plantas medicinais, e participou da entrega do primeiro óleo de Cannabis do projeto piloto "Flor e Ser", desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São Vicente. O óleo foi entregue a uma criança com transtorno do espectro autista (TEA), que não respondia mais a tratamentos convencionais.
Ao final do dia, o ministro participou, no Sindicato dos Servidores de São Vicente (SindServSV), de um encontro com Movimentos Sociais da Baixada. No evento, foram debatidos temas como habitação, PAC, saúde, mobilidade urbana e valorização dos servidores públicos da região.