Notícias
Governo Federal encerra mais um ciclo de encontro de gestores municipais pelo país
Encontro com Novos Prefeitos e Prefeitas do Piauí - PACTOS PELO PIAUÍ | Foto: Divulgação
Os encontros regionais de gestores municipais, que ocorrem em todo o país com o apoio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SEI/PR), seguem a todo o vapor. Nas últimas semanas, outros seis estados brasileiros sediaram eventos voltados à recepção de prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos: Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Piauí e Ceará. Os encontros são uma parceria com entidades como a Caixa Econômica Federal e associações municipalistas, e têm como objetivo dar as boas-vindas aos novos gestores.
Em São Paulo, o I Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitas no Estado, da Associação Paulista de Municípios – APM, contou com a participação do ministro da SRI, Alexandre Padilha. Ele aproveitou para convidar os participantes para o encontro nacional de prefeitos e prefeitas, que acontece no próximo ano em Brasília. “Fazer esse acolhimento inicial é fundamental. Nós, da SRI, estamos acompanhando pelo país inteiro, de perto, essa recepção com as entidades municipais para que, em fevereiro, em Brasília, façamos um grande encontro com prefeitos e prefeitas do Brasil. Para nós, a parceria do governo federal com os municípios é o que faz com que os sonhos do presidente Lula, dos ministros e ministras, aconteçam, de fato”, informou o ministro.
Em Pernambuco, o encontro ocorreu em Gravatá e foi organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco - AMUPE. Para o assessor especial da SRI, Mozart Sales, o municipalismo e a relação federativa no país estão cada vez mais fortes. “Na nossa participação, levamos a mensagem do Governo Federal por meio de tantos programas que tem auxiliado os prefeitos e prefeitas Brasil afora. Nosso papel é garantir um diálogo sempre profícuo, eficiente e capaz de mudar a vida das pessoas”, destacou.
No evento Pactos Pelo Piauí - ocorrido em Teresina e promovido pelo governo do Estado em parceria com a SRI e a Associação de Prefeitos Municipais – APPM - , foram 214 prefeitos presentes de um total de 224 municípios. O gerente regional da SRI, José Ilário, defendeu o pacto federativo como uma prioridade do governo Lula, e lembrou da boa relação do governo federal com a gestão local. “O governo federal, através da SRI, tem uma profunda parceria com o governo do Piauí, que é um governo de continuidade e de políticas públicas exemplares e, portanto, de muita proximidade com os municípios. Estamos em perfeita harmonia e sintonia de gestão com o governo estadual para chegar aos municípios com mais força”.
Já no Encontro Novos Gestores Paraíba 2025-2028, realizado em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), 117 prefeitos eleitos estiveram presentes. “O governo federal, por meio da Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF) e da SRI, trouxe inúmeras ferramentas de gestão que estão disponíveis para os municípios. Conversamos com os novos gestores e explicamos o uso dessas ferramentas para ajudar a aprimorar suas gestões”, contou o assessor da SRI, Elizeu Pinheiro.
Em Minas Gerais, a recepção aos prefeitos foi durante o 7o Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Além dos gestores eleitos e reeleitos, o evento contou com a participação das equipes de transição, assessores e servidores municipais dos 853 municípios mineiros.
Por fim, no Ceará, o 1º Encontro Regional de Gestores Eleitos e Reeleitos foi uma oportunidade inédita de aproximar e capacitar prefeitos de todo o estado. Dos 184 municípios cearenses, 95 terão novos prefeitos e prefeitas a partir de 1° de janeiro de 2025. O gerente José Ilário considera que o encontro regional foi um sucesso. “A exemplo da sequência de encontros que estamos fazendo em todas as unidades da Federação, o Ceará também se destacou com uma grande quantidade de prefeitos eleitos presentes: mais de 100 deles compareceram. Foi um encontro de alto nível, onde se pôde presenciar um grande interesse e entusiasmo dos novos gestores com a possibilidade de fazer parcerias com o governo federal”, finalizou.
Sobre os Encontros Regionais
Desde o final de outubro, a SRI, por meio da SEAF, tem participado de eventos em todas as regiões brasileiras para receber prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos. Além de dar as boas-vindas, o objetivo é compartilhar informações sobre parcerias federais que apoiam o desenvolvimento local e promovem o crescimento integrado entre municípios e governo federal.
Até a segunda quinzena de dezembro, a SRI estará presente em encontros regionais para recepcionar mais de 5,5 mil prefeitos e prefeitas em todos os estados da federação.
Para saber mais sobre o calendário de encontros regionais pelo país ou baixar o Manual de Transição para novos prefeitos e novas prefeitas, acesse a prévia do Portal Federativo: uma nova ferramenta de gestão pública com informações essenciais, recursos e ferramentas destinados a prefeitos (as), governadores (as), secretários (as) e gestores (as) estaduais e municipais. O portal será lançado em fevereiro de 2025.