Notícias
Está aberta 8º Caravana Federativa do governo federal em Olinda (PE)
Foto: Ascom/SRI
Pernambuco, 15/04/2024 – Começou nesta segunda (15) a Caravana Federativa Olinda (PE). É a 8ª edição da iniciativa do governo federal que garante o aprofundamento do Pacto Federativo, onde o governo se aproxima dos municípios, a fim de atender demandas de forma mais rápida e assertiva. Atividades seguem até amanhã (16).
A abertura contou com a presença da governadora do estado, Raquel Lyra, do secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Olavo Noleto, representando o ministro Alexandre Padilha, além da presença dos ministros de Pesca e Aquicultura, André de Paula, Defesa, José Múcio, Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e de senadores e deputados federais e estaduais. A iniciativa conta com o apoio do governo do estado e da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).
O secretário executivo, Olavo Noleto, fez uma fala dura em relação à postura do governo anterior que negligenciou estados e municípios ao partidarizar relações, atendendo de forma diferente aliados.
“Eu tenho que falar para vocês, em nome do ministro Padilha. Primeiro agradecer a parceria com a AMUPE. A segunda coisa que quero dizer é que acabou o tempo em que o prefeito não podia exigir direitos, o prefeito tem que exigir direitos e defender a sua cidade. Esse tempo acabou”, concluiu.
O secretário especial de Assuntos Federativos (SEAF) da SRI, André Ceciliano, fez um discurso em tom de união e frisou a necessidade de o governo federal dialogar com os municípios.
“A Caravana é um espaço que reúne representantes de todos os Ministérios e secretarias do governo federal que tiram dúvidas dos gestores e gestoras municipais e regularizam programas federais nas cidades. É um, entre vários exemplos, de que o governo federal trabalha junto aos municípios”, frisou Ceciliano.
Para o assessor especial da SRI, Mozart Salles, a Caravana tem sido mais um instrumento de extrema importância para estreitar a relação do governo federal com os estados e municípios.
“Essa Caravana tem a atribuição de chegar próximo dos municípios, estabelecer uma vinculação com prefeitos e prefeitas”, disse.