Notícias
Conselhão dá boas-vindas a vinte novos membros
Durante 3ª Reunião Plenária, Presidente Lula e Ministro Padilha recepcionam Ricardo Alban, um dos mais novos membros do Conselhão - Foto: Gilmar Ferreira/ASCOM/SRI
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável - CDESS, o Conselhão, ganhou 20 novos representantes da sociedade civil e do empresariado brasileiro. As boas-vindas foram dadas nesta segunda-feira (22), por meio de encontro online. Nomeados no dia 27 de junho deste ano, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os novos membros passam a integrar o Conselhão após a dispensa de 14 membros nomeados em 2023, decorrente de renúncia ou por substituição.
O secretário-executivo do Conselhão, Paulo Pereira, explica que existe hoje uma longa fila de candidatos que querem integrar o colegiado. Com mandatos previstos até maio de 2025, a expectativa é que os novos membros possam seguir, também, para o próximo ciclo, já que, via de regra, a duração do mandato de um conselheiro é de dois anos.
"Felizmente, o Conselho é um ambiente bastante disputado, recebemos milhares de pedidos de inclusão, do mundo corporativo, do ativismo e do universo sindical. Tudo isso passa por uma análise do ministro Alexandre Padilha, e todos os nomes são aprovados pelo presidente da República", destaca Pereira.
A pedagoga Lenimar Kanela é a primeira representante do Tocantins a integrar o Conselhão. Ativista pelo movimento de mulheres indígenas do estado, ela aproveitou o espaço para trazer um pouco das demandas relativas aos povos originários de sua região. "Precisamos criar projetos voltados para nossos jovens indígenas; que nós sejamos incluídos, sem imposições, mas que nós possamos fazer parte dessa construção. Eu quero ser essa voz que vai trazer esse olhar do nosso povo”, destacou.
Na reunião, além da apresentação institucional responsável pelo Conselhão e dos novos membros, também foi divulgado um balanço dos trabalhos do colegiado ao longo de 2023 - um ano intenso marcado por uma série de atividades e diálogos entre governo e sociedade civil.
Resultados
Em 2023, o Conselhão realizou 192 reuniões entre seis grupos de trabalho e cinco comissões temáticas, debatendo assuntos como áreas degradadas, crédito e investimento, economia do futuro, Amazônia, transição energética, primeira infância, entre outros. Além disso, foram realizadas duas reuniões plenárias com a participação do presidente Lula, além de treze eventos especiais abordando temas como Pacto Nacional de Combate às Desigualdades e mercado de carbono.
O ano passado também registrou uma novidade importante para o colegiado. Pela primeira vez, os 27 estados da federação estiveram representados pelo Conselhão, por meio de 246 membros. Desse total, 40% era composto por mulheres e 30% por conselheiros pardos ou pretos.
Em junho deste ano, o Conselhão realizou sua terceira reunião plenária com a presença do presidente da república e quase 30 ministros de estado. Para o segundo semestre de 2024, os grupos deverão discutir melhorias para mobilidade urbana, inclusão produtiva, moradia digna e determinantes sociais da saúde.