Notícias
Conselhão instala GT's Amazônia e Áreas Degradadas
Foto: Ronaldo Rosa
Em 04 de agosto de 2023, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o chamado "Conselhão", instalou dois novos grupos de trabalho voltados para abordar questões relacionadas à floresta e seus povos. Essa iniciativa ocorreu durante o primeiro dia do evento "Diálogos Amazônicos", em Belém (PA), e antecedeu a reunião da Cúpula da Amazônia.
O Grupo de Trabalho Amazônia se compromete a analisar o fortalecimento da região, não apenas em termos de sua extensão territorial, mas também valorizando seus potencias econômicos e culturais. O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, esteve presente no evento, consolidando a importância dessa discussão. Em sua fala, ele ressaltou: "A ideia é que a Amazônia não é problema, mas solução. Um ativo para o nosso desenvolvimento econômico e social".
Segundo o ministro, o GT Amazônia irá reunir iniciativas de vários ministérios e interagir com os diversos atores da sociedade que compõem o "Conselhão", para construir um projeto de desenvolvimento sustentável para a região.
Quanto à criação do GT Áreas Degradadas, o ministro Alexandre Padilha afirmou ser um pedido direto do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e explicou que o grupo tem por objetivo discutir a recuperação das terras degradadas, não apenas no bioma Amazônia. A expectativa do Governo Federal é atrair inicialmente aproximadamente US$ 120 milhões em recursos para os projetos de restauração. "O Brasil não precisa derrubar árvores para aumentar a produção agrícola, exportar mais e ter mais alimentos na mesa dos brasileiros, já que há milhões de hectares no país que podem ser recuperados para cumprir essa função", finalizou o ministro.
Também participaram da reunião os também ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Jader Filho (Cidades) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), além do governador do estado do Pará, Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e outras autoridades de instituições públicas, sociedade civil e parlamentares.
O evento "Diálogos Amazônicos" atraiu mais de 27 mil participantes entre os dias 04 e 06 de agosto de 2023, culminando na entrega das propostas resultantes à Cúpula da Amazônia.