Notícias
Governo e sociedade civil dialogam sobre estratégias para letramento digital e conectividade nas escolas, em reunião do Conselhão
Foto: Douglas Nunes
Na última quarta-feira (05), o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável - CDESS, o Conselhão, promoveu o Workshop sobre Conectividade nas Escolas e Letramento Digital, reunindo especialistas governamentais e representantes da sociedade civil na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
O evento reuniu as diferentes áreas do governo que trabalham para conectar escolas e impulsionar o letramento digital da população. O objetivo foi o de promover a coordenação das ações interministeriais, apresentar resultados aos Conselheiros, elucidar dúvidas e colher críticas que ajudem a eliminar lacunas existentes nas políticas atuais.
Entre os representantes do governo, estiveram presentes Paulo Pereira, Secretário-Executivo do Conselhão, Hermano Tercius, Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Patrícia Barcelos, Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ana dal Fabbro, Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação, e Mariana de Almeida Filizola, Coordenadora-Geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social. Também contribuiu com o debate o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO, Alexandre Amorim.
Lideraram a representação da sociedade civil as conselheiras Roseli de Deus, Professora da Universidade de São Paulo, Rosilda Prates, Presidenta da P&D Brasil e Nina da Hora, Membro do Conselho de Segurança do Tiktok e do Conselho de Transparência do TSE.
O Secretário-Executivo do CDESS, Paulo Pereira, exaltou a iniciativa. "É mais uma oportunidade para promover integração. Para que os conselheiros tenham um melhor conhecimento dos trabalhos que já estão desenvolvimento e em execução, uma vez que o governo tem se esforçado muito para avançar nesses temas. E também para que o governo possa ouvir um pouco o que os conselheiros tem em mente, de modo que a gente possa encontrar boas sínteses que possam produzir um bom resultado. Seja na integração com a sociedade civil e empresariado, seja na formulação de novas ideias que possam aparecer", ressaltou.
A professora Roseli de Deus apontou o caráter convergente das ações governamentais com as proposições debatidas no CDESS. "O Workshop foi bastante importante, porque a gente conseguiu ter um panorama de quais são as principais ações, os principais programas do Governo Federal com representantes de vários ministérios. A gente conseguiu trocar algumas ideias e aprofundar as discussões para que a gente tenha um Brasil mais digital. Foi um momento importante para gente poder trazer sugestões do Plano Brasil Digital 2030+, elaborado por representantes do Conselhão, mas a gente conseguir enxergar nas políticas que já estão em andamento, se a gente tem um alinhamento. E a gente viu que há convergência, mas que existem temas que podem ser aprimorados a partir dessas discussões e sugestões porque o Conselhão tem uma representatividade muito grande", ponderou a conselheira.
Alexandre Amorim, presidente do SERPRO apontou o caráter imprescindível da empresa pública nos debates relacionados à temática do Workshop. "É fundamental que o SERPRO participe de um painel que trata de inclusão digital, do letramento e da conectividade nas escolas. Uma empresa como o SERPRO não pode se furtar de se colocar à disposição da sociedade, visto que é a empresa que detém 90% dos sistemas estruturantes do Governo Federal", finalizou.
Sobre o Plano Brasil Digital 2030+
O Workshop também contribuiu para divulgar e aprofundar as propostas do Plano Brasil Digital 2030+, que reúne uma série de estratégias de longo prazo para a consolidação das transformações digitais no país. O plano congrega propostas da Comissão de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital do Conselhão em seis eixos: Infraestrutura, Tecnologias Estratégicas, Pesquisa e Inovação, Educação e Capacitação Digital, Inclusão Social e Digital e Ambiente de Negócios. Trata-se de um conjunto de ações integradas, para efetivar o potencial da Transformação Digital na economia brasileira.
Sobre o CDESS
O Conselhão - Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável - é um colegiado composto por representantes da sociedade civil, criado inicialmente em 2003 e recriado pela Medida Provisória nº 1.154, de 1º de janeiro de 2023. É um órgão de assessoramento direto ao Presidente da República em todas as áreas de atuação do Poder Executivo, na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.
O colegiado é um importante espaço de fortalecimento das instituições e da democracia brasileira, pois possibilita exercer a escuta ativa de representações da sociedade brasileira, considerando sua complexidade e heterogeneidade. A diversidade dos seus membros conduz ao diálogo plural, com trânsito de vários tipos de informações e de pontos de vista. Essa riqueza de perspectivas, aliada ao propósito compartilhado de pensar o desenvolvimento do país, ajuda o Conselho a construir consensos.