Conselheiras e Conselheiros
A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentavel (CDESS) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil. As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.
Lista de Conselheiros de R a Z
Renata Piazzon
Diretora-executiva do Instituto Arapyaú, co-facilitadora da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e co-fundadora da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia. Licenciada em Direito, com mestrado em direito ambiental e formações na Harvard Kennedy School, Schumacher College, Amani Institute e Homeward Bound. Suas premiações incluem Chambers Latin America, Who's Who Legal, The Legal 500 e ABRAPS Award 2017.
Reinaldo Bulgarelli
Sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação. Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Rene Silva
Nascido e criado no Morro do Adeus, uma das 13 favelas que formam o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Fundador do jornal Voz das Comunidades, veículo de comunicação de favela, quando ainda tinha 11 anos de idade. Listado como um dos 30 jovens brasileiros (abaixo de 30 anos) mais influentes do País. Considerado entre os 100 jovens negros abaixo de 40 anos mais influentes do mundo. Nomeado pela Revista Veja Rio como o Carioca do ano. Faz parte do Conselho carioca da Prefeitura do Rio e do Consulado Americano no Rio.
Rodrigo Fernandes Afonso
Desde 2016 é Diretor Executivo da Ação da Cidadania, ONG fundada por Herbert de Souza, o Betinho, em 1993. Filho de exilados políticos, nascido no Panamá, no exílio, teve atuação em diversas entidades do terceiro setor como IBASE, Alternex e RITS. Formado em tecnologia da informação, tem levado tecnologia e inovação para a gestão e a forma de atuação da entidade, sendo pioneira em diversos modelos de parcerias com o setor privado, com modelos inovadores de captação de recursos e de engajamento nas diversas campanhas da Ação da Cidadania. Sob sua gestão, a entidade retomou a campanha Natal Sem Fome em 2017, e nas diversas campanhas da entidade já atendeu quase 15.000.000 de brasileiros em todo o país com o equivalente a 20.000 toneladas de alimentos entregues a famílias em extrema pobreza, além de recolocar a entidade na liderança de ações de combate à fome e insegurança alimentar no país. Também é Diretor Presidente da Associação Dínamo, Think Tank de políticas públicas para Startups, entidade da sociedade civil sem fins de lucro que está à frente do Marco Legal das Startups em discussão no governo federal.
Ricardo Cavalcante
Industrial com atuação nos setores de mineração de areia industrial, reflorestamento ambiental e imobiliário, tem forte presença no associativismo empresarial. Atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e da Associação Nordeste Forte, entidade que congrega as federações dos nove estados da região, tem dado relevantes contribuições para o desenvolvimento sustentável do país, com destaque para o fortalecimento da cadeia produtiva das energias renováveis e a consolidação do Hub de Hidrogênio Verde.
Roberto Bischoff
Diretor Presidente da Braskem. Líder empresarial da Ocyan S.A. de 2019 até 2022. Foi responsável global pelo apoio empresarial de SSMA, excelência industrial, energia, automação, suprimentos, projetos & processos e gestão do conhecimento da Braskem, entre outros cargos de direção em diversas unidades da empresa. Foi Diretor Presidente da Ipiranga Petroquímica S.A. Engenheiro Mecânico, Administrador de Empresas, Administrador Público e pós-graduado em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especialização em Engenharia de Manutenção (CEMANT) pelo Convênio Petrobras/UFRGS, MBA pela SDE (atual IBMEC) e especialização em Administração pelo INSEAD, na França.
Rosilane Jardim
Nascida em Duque de Caxias, na baixada Fluminense, RJ, filha de mãe costureira e pai caminhoneiro. É formada pela escola de moda Cândido Mendes (1996), com mais de 30 anos de atuação no mercado Textil. Estilista por essência, acredita no processo criativo como fomentador da liberdade de expressão na moda. É cofundadora da marca carioca de moda feminina Karamello Rio, criando mais de 400 empregos diretos e infinitos indiretos. Possui vasto conhecimento na área, incluindo mercado internacional como China e Índia. Foi finalista do concurso “Brahma Matérias Recicláveis” (1995), indicada ao prêmio O Globo “Faz Diferença” (2017), na categoria Moda/Ela e ganhadora do concurso Firjan “Novos Uniformes” (2018).
Roberto Kalil
Professor Titular da Disciplina de Cardiologia do Departamento de Cardiopneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. Diretor Geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. Diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do Instituto do Coração - HCFMUSP, Chefe do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração.
Roberto Tadros
Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), advogado, empresário, líder sindical e escritor. À frente da CNC desde 2018, tem ampliado o protagonismo nacional da Confederação e fortalecido a atuação do Sesc e do Senac. Começou sua trajetória na José Tadros & Cia, mais antiga empresa amazônica, fundada por seu bisavô em 1874. É autor dos livros O Grande Amazonas em Marcha (2017), Ideias Confessadas (2011), Da razão e das Palavras (2010) e Marco para Novas Gerações (2010), além de coautor de Incentivos Fiscais para o Progresso do Amazonas, já tendo lecionado Filosofia, Sociologia e História.
Rodrigo Dienstmann
Engenheiro Eletrônico e de Telecom pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFPR, com MBA em negócios pelo IBMEC do Rio de Janeiro. Presidente da Ericsson Brasil e região sul da América Latina. Atuou como CEO da Mobicare/Akross, CEO da Vivo e Presidente da Cisco do Brasil. Em seus 25 anos de carreira em Tecnologia, também atuou como Vice-presidente executivo da GVT, bem como cargos executivos na Intelig Telecom, Iridium Sudamerica e Oi.
Roseli de Deus Lopes
Engenheira Eletrônica, é professora associada da Escola Politécnica da USP. É, desde 2014, Coordenadora dos Programas Institucionais CNPq PIBIC-EM, PIBIC e PIBITI da USP. É Vice-Coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas. É responsável pela concepção e viabilização da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e é a sua Coordenadora Geral, um movimento nacional de estímulo à inovação e empreendedorismo de base científico-tecnológica na Educação Básica, iniciativa contemplada com o Prêmio Peter Murányi em 2022. Integrou a Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É conselheira do InovaUSP, Centro de Inovação da USP. É vice-diretora do IEA desde abril de 2020.
Ricardo Henriques
Economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Professor associado da Fundação Dom Cabral (FDC), colunista no Caderno de Economia do Jornal O Globo e titular da Coluna Conselho de Classe, Rádio CBN Brasil. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro, foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do IPEA, assessor especial do presidente do BNDES e, durante 30 anos, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da UNESCO (2008) e a Rede de Vice-Ministros de Redução da Pobreza e Desenvolvimento Social do BID.
Ricardo Patah
Presidente da UGT - União Geral dos Trabalhadores e Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela PUC de São Paulo.
Robson Andrade
Graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG, com especialização em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais pela Fundação Dom Cabral e pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), na França. Presidiu a FIEMG por dois mandatos consecutivos, 2002 a 2010, quando foi eleito presidente da CN). Reeleito em 2014 e em 2018, tendo o mandato estendido até 2023, por decisão do Conselho de Representantes da CNI. Presidente do Conselho Nacional do SENAI e do Conselho Superior do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de diretor do Departamento Nacional do SESI. Lidera o Movimento Empresarial pela Inovação (MEI) e o Fórum Nacional da Indústria (FNI). É membro do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública (Cecap), do Tribunal de Contas da União (TCU). Preside o Grupo ORTENG, conglomerado brasileiro fornecedor de equipamentos elétricos e eletromecânicos e de sistemas de energia e automação.
Rodrigo Galindo
Bacharel em Direito pela Universidade de Cuiabá (Unic) e mestre em educação pela PUC-SP. Atua na gestão de instituições educacionais há mais de 30 anos. Em 2010, passou a exercer a função de Diretor de Operações e Diretor de Ensino Superior da Kroton Educacional e, em 2011, tornou-se CEO da Kroton Educacional. Em 2019, assumiu a posição de CEO e membro do conselho da Cogna Educação. Atualmente, é Chairman da Cogna, da Vasta e da Endeavor, além de ser membro do Conselho de Administração da Suzano. Também foi membro do Conselho de Administração do Burger King Brasil, da Arezzo e da SIMCo Saúde.
Rodrigo Navarro
Doutor em Administração pela Rennes School of Business, com MBAs pela COPPEAD e FDC, é Engenheiro de Produção pela UFRJ. Executivo, consultor e acadêmico com 30 anos de experiência em múltiplos setores. Conselheiro da ABNT, CNI e FIESP. Coordenador do MBA em Relações Governamentais da FGV. Criador do ORIGEM, primeiro Anuário de profissionais líderes de RIG (Relações Institucionais e Governamentais) da América Latina. Presidente da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).
Rodrigo Sabatini
Engenheiro Civil, especialista em gestão, em inovação, e em meio ambiente. Foi pioneiro na Internet tendo desenvolvido sistemas diversos, principalmente em ensino a distância e gestão de comunidades virtuais. Desde 2008 focado no estudo e difusão do conceito lixo zero no Brasil, com destaque para a certificação lixo zero, desenvolvida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e na formação na Academia Lixo Zero. Fundador e Mentor do movimento internacional Juventude Lixo Zero Hoje e presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Diretor da Zero Waste International Alliance, Mentor da Zero Waste Youth, fundador da Basura Cero Latin America, Mentor do movimento em Portugal e Moçambique. Documentarista e escritor. Autor do livro Cidades Lixo Zero e lançou o livro Pedagogia da Autonomia e Escolas Lixo Zero.
Rosana Onocko-Campos
Médica, psicanalista. Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Coordenadora do Grupo de pesquisa Saúde Coletiva e Saúde Mental: Interfaces (registrado no Diretório do CNPq desde 2004) e que realiza pesquisas avaliativas e participativas desde sua fundação. Bolsista PQ2 do CNPq.
Rosangela Lyra
Formada em Administração de empresas. Foi CEO de uma multinational francesa onde trabalhou por 28 anos. Preside a Associação Comercial dos Jardins e Itaim. Em 2013, fundou o Política Viva, Instituto Suprapartidário de Educação Política. Em 2016, criou o Programa Longevxs de Longevidade de Saúde e Bem-Estar.
Rosilda Prates
Presidente P&D Brasil - Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação. CEO da HexaBrasil - Inteligência em Relações Institucionais e Governamentais. Economista com Especialização em Comércio Exterior – PUC/Brasília, MBA em Economia e Gestão das Relações Governamentais – FGV e Formação para Conselheiros pela FGV. Participação em diversos colegiados: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), membro do Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Membro da Câmara IOT/MCTI; Conselho de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (COPIN/CNI); e conselheira no Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Distrito Federal. Reconhecida por duas vezes como uma das 20 profissionais de Relações Institucionais e Governamentais mais admiradas do país – Revista Anuário RIG/2019-2021.
Rubens Ometto
Presidente do Conselho de Administração do Grupo Cosan, além de acionista controlador das empresas do grupo. Foi Assessor da Diretoria do UNIBANCO - União de Bancos Brasileiros S.A. e Diretor Financeiro da Votorantim. Graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da USP. É um dos fundadores da UNICA – Associação Brasileira da Indústria de Cana e, desde 2015, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Eleito Empreendedor do Ano em 2010 pela revista Dinheiro; Personalidade do Ano em 2013, em Londres, pela Câmara de Comércio Brasil Reino Unido; Homem do Ano em 2014, em Nova York, pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e Ferroviário do Ano pela Revista Ferroviária, em 2016.
Sérgio Bortolozzo
Agricultor formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial. Representante classista como presidente de sindicatos rurais, federação de agricultura e pecuária do Estado do Piauí - FAEPI, ABRAMILHO, Associação Brasileira de Produtores de Milho, MAIZALL - Maize International Alliance, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo - MAPA. Atualmente exerce a presidência da Sociedade Rural Brasileira - SRB.
Sérgio Nobre
Iniciou a sua trajetória sindical como trabalhador metalúrgico em São Bernardo do Campo, com 14 anos e ainda aprendiz do SENAI, na Scania. Seis anos depois começou a trabalhar na Mercedes-Benz, onde trabalha até hoje. Coordenou o Setor Automotivo da CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos). Foi eleito e reeleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 2008 e 2011. Exerceu o cargo de secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores por dois mandatos seguidos (2012 a 2019) e foi eleito presidente nacional em 2019. Integrou Conselhos e instâncias tripartites criadas pelos governos Lula e Dilma. É coautor do livro “Leitura nas Fábricas” (2011) e assina livro coletivo “Nosso Século XXI”. É um dos 38 sócios fundadores do Instituto Lula. Graduado em Relações Internacionais pela Fundação Santo André.
Sergio Zimerman
Fundador e presidente da Petz, rede de Pet shops com mais de 220 lojas em 23 UFs com mais de 7.000 colaboradores. Conselheiro do IDV, instituto que reúne o varejo formal do Brasil com mais de 1 milhão de colaboradores. Formado em administração com especialização em varejo pela FIA/USP.
Silvia Penna
Está à frente da operação da Uber no Brasil, desde outubro de 2021. Começou a sua trajetória na Uber em 2016, como gerente de operações regional, cuidando da cidade de Belo Horizonte. Posteriormente, ampliou o escopo de atuação, primeiro para Minas Gerais, depois para a região Sul e Sudeste. Tornou-se gerente-geral de operações do Brasil em junho de 2020. Engenheira civil formada pela UFMG e mestre em Administração pela FIA. Trabalhou na Gradus, consultoria de gestão especializada em reestruturação organizacional, orçamento matricial, route to market e M&A para as principais indústrias no Brasil.
Venilton Tadini
Presidente-executivo da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base desde janeiro de 2016. Foi presidente e membro do Conselho de Administração do Banco Fator. Atuou como Diretor das áreas de Infraestrutura e Planejamento do BNDES (1990-1992), além de diretor da Secretaria do Tesouro Nacional. Economista e mestre em economia pela USP. Foi professor-coordenador do curso de Fusões e Aquisições da FGV-PEC.
Sergio Butka
Presidente da Força Sindical do Paraná e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, no Estado do Paraná (PR).
Sergio Luiz Leite
Analista Químico e advogado. Dirigente sindical desde 1989. Presidente da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo). Vice - Presidente da Força Sindical e Co-presidente do setor Químico da IndustriALL Global Union. Representante titular da Central como membro conselheiro no CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), órgão governamental ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Silvio Meira
Fundador e cientista-chefe da Tds.company, professor extraordinário da Cesar School, professor emérito do Centro de Informática da UFPE e um dos fundadores do Porto Digital, onde preside o Conselho de Administração. Faz parte dos conselhos da CI&T, Magalu, Mrv e Tempest, e dos comitês consultivos e de inovação da Anima, Dpsp, Zro Bank e Banco ZAbc. Trabalha com transformação digital, estratégia, engenharia de software, inovação, novos negócios e educação. Autor de mais de trezentos artigos científicos e centenas de textos sobre tecnologias da informação e seu impacto. Engenheiro eletrônico pelo ITA, Mestre em informática pela UFPE, Phd em Computação pela University of Kent at Canterbury, no Reino Unido.
Sueli Carneiro
Filósofa, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, militante feminista e antirracista. Coordenadora-executiva do Geledés Instituto da Mulher Negra e Editora do Portal Geledés. Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais. É presidente do do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial, membro do Conselho Curador da Fundação Tide Setúbal, do Conselho Deliberativo da Anistia Internacional e do Conselho Deliberativo da Conectas Direitos Humanos. É ativista feminista e antirracista e autora de diversos artigos sobre as questões de gênero, raça e direitos humanos em publicações nacionais e internacionais, sendo sua última publicação o livro Dispositivo de Racialidade, da editora Zahar, de 2023.
Tania Bacelar de Araujo
Doutora em Economia, Professora Émerita da UFPE, sócia da CEPLAN CONSULTORIA. Ex Secretária de Políticas Regionais do MDR, Ex secretária do planejamento e da Fazenda de Pernambuco, ex Secretária de Planejamento do Recife, ex Diretora do Departamento de Economia da FUNDAJ.
Tânia Cosentino
Presidente da Microsoft Brasil. Criou o programa Women Entrepreneurship (WE) e o plano Microsoft Mais Brasil. À frente da Microsoft, esta foi considerada a melhor empresa para se trabalhar pelo Great Place to Work e ocupa a 1ª posição nos rankings Merco de Responsabilidade ESG Brasil (2020 e 2021) e de Reputação Corporativa (2022, 2021 e 2020). Possui cerca de 40 anos de experiência, sendo a maior parte em multinacionais nos setores elétrico e de automação industrial. Foi a primeira mulher e brasileira a assumir a presidência da subsidiária da Schneider no Brasil. Líder ativa dos programas HeForShe e WEP (Women Empowerment Principles), da ONU Mulheres e do Pacto Global. Foi reconhecida como uma das 10 pioneiras em atuar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, em 2017. Acumula diversos prêmios e reconhecimentos por sua atuação.
Teresa Vendramini
Socióloga e produtora rural. Tem preocupação social, ambiental e com um futuro sustentável da pecuária nacional. Presidente da Sociedade Rural Brasileira e Presidente da FARM (Federación de Asociaciones Rurales del Mercosur). Está no Conselho Consultivo da Febraban, Conselho Consultivo da Amazônia - Itaú, Bradesco e Santander, entre outros. E, recentemente, foi convidada para o Conselho da Embrapa.
Vercilene Dias
Quilombola do Quilombola Kalunga, de Cavalcante (GO). Advogada Popular Quilombola, Bacharel em Direito e Mestra em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás, Doutoranda em Direito pela UnB. Diplomada em Estudo Internacional em Litígio Estratégico em Direito Indígena e afrodescendente pela PUC do Peru. Coordenadora da Assessoria Jurídica da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas. Associada da Associação Brasileira de Pesquisadoras (es) Negras (os). Fundadora da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Quilombolas - RENAAQ. Conselheira e Pesquisadora colaboradora do Observatório de Protocolos Comunitários de Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado. Homenageada com a comenda Chica Machado, pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Coautora do Livro Mulheres Quilombolas Territórios de Existências Negras Femininas. Eleita em 2022 como uma das 20 mulheres de sucesso no Brasil pela Revista Forbes
Vicente Abate
Engenheiro Metalurgista (Escola de Engenharia Mauá). Presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) e da ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção). Vice-presidente da ABIFA (Associação Brasileira da Indústria de Fundição). Conselheiro da FIESP (Coinfra e Consic), da SAE Brasil, do Instituto de Engenharia e da ANFA (Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas). Membro do Fórum Nacional da Indústria da CNI. Atua há 44 anos no setor ferroviário brasileiro e é consultor, desde 2018, das empresas Greenbrier Maxion e Amsted Maxion, nas quais trabalhou por 34 anos.
Vitor Magnani
É presidente do Movimento Inovação Digital, que reúne grandes plataformas digitais em operação no país, e do Conselho de Inovação e Ecossistemas Digitais da Confederação Nacional de Serviços, que representa milhares de empresas de tecnologia do Brasil. Apresenta o programa Inovativos na BANDNEWS FM, é colunista da Forbes e fundador do Grupo iX. Conselheiro de Economia Digital da FecomercioSP, que integra 80% do comércio eletrônico do país, e do Conselho Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups do Governo Federal. Escreveu o livro best-seller “O mundo (quase) secreto das startups”.
Vander Costa
Presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e presidente dos Conselhos Nacionais do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e do ITL (Instituto de Transporte e Logística). É graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva, além de pós-graduando em Ciência Política pela Fundação Dom Cabral (FDC). É empresário e um dos fundadores da Vic Transportes, grupo empresarial do setor rodoviário de cargas, com atuação especialmente em Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Foi presidente do Setcemg (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais) e da Fetcemg (Federação das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais).
Victor Bicca
Presidente da Associação Brasileira de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas - ABIR. Líder da área de relações governamentais da Coca-Cola no Brasil. Atua há mais de 20 anos na companhia. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília, conta com especializações em administração e gestão pela FGV, Ciência e Política pela Georgetown University. Também atuou na Caterpillar Incorporação por mais de 10 anos, onde liderou o Compromisso Empresarial para a Reciclagem, participando ativamente da discussão e aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Acordo Setorial de Embalagens em 2010. Reconhecido entre os 10 melhores profissionais de marketing de 2014 pelo Meio & Mensagem. Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA)
Virgilio Viana
Superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Formado em Engenharia Florestal, com PhD em Biologia Evolutiva pela Universidade de Harvard e pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida. Foi o primeiro Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, responsável por reduzir o desmatamento em 66%. Atualmente, também é coordenador da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável - Amazônia (SDSN), membro ordinário da Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano, idealizador da Aliança Covid Amazônia, membro fundador do Instituto Amigos da Amazônia e professor associado da Fundação Dom Cabral.
Viviane Sedola
Empreendedora com mais de 19 anos de experiência em inovação e soluções digitais. Fundadora das startups Kickante e Dr. Cannabis, esta última incorporada à Cannect, ecossistema de cannabis medicinal. Desde 2017, trabalha para reduzir a burocracia no uso medicinal da cannabis no Brasil e na América Latina, junto a veículos de imprensa e ao poder legislativo, contribuindo com sua experiência na criação de leis para impulsionar mudanças positivas. Premiada pela revista americana High Times no evento Female 50 como a latino-americana mais influente do setor internacional de cannabis.
Walfrido Jorge Warde Junior
Sócio fundador do Warde Advogados, é presidente do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE). Sua atuação profissional é centrada em questões societárias, sobretudo no contencioso societário de alta complexidade. É autor de diversos artigos e livros, com destaque para o best-seller “O Espetáculo da Corrupção”. É autor do Plano de Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura”, que inspirou a MP 703/2015, o PL 3636/15 e o PL 4703/16. Também é de sua autoria o anteprojeto do PL 4303/12, que institui o Regime Especial de Sociedade Anônima Simplificada (SAS). Mestre em Direito pela New York University School of Law e Doutor em Direito Comercial pela USP. Pesquisador bolsista no Max-Planck em 2004, 2005, 2007 e 2008. Bacharel em Direito e em Filosofia pela USP.
Wilson Ramos Filho (Xixo)
Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre (1996), e doutor em Direito pela mesma Instituição (1998) e pós-doutor (2009) pela EHESS de Paris. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Sindical na UFPR (nos cursos de graduação, mestrado e doutorado), professor Catedrático em Direito do Trabalho no Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia no Centro Universitário UniBrasil e professor de Derechos Humanos y Sociales no Doctorado en Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollo na Universidad Pablo de Olavide (UPO, em Sevilla, Espanha). Co-Coordena o Grupo de Pesquisas sobre a Lawfare e preside o Conselho Curador do Museu da Lava Jato. Empresário.
Wolf Kos
Fundou o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, que desenvolve projetos artísticos e esportivos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. A Instituição foi contemplada pelos prêmios: Cultura e Saúde 2009 e 2010 – 1º lugar; 3º lugar Prêmio Lift; Prêmio Arte; Ordem de Mérito Cultural; Prêmio Tuxava; 1º lugar Prêmio Brasil Esporte e Lazer de Inclusão Social; Prêmio pela Arte de incluir; Salva de Prata 2014 – Câmara Municipal de São Paulo; Voto de Jubilo – 2015 – Câmara Municipal de São Paulo; Medalha Anchieta – Cidade de São Paulo; Prêmio ABCA – 2015, Prêmio Brasil + Inclusão 2016, Selo de Qualidade da Secretaria de Esportes 2017, Prêmio Melhores Ongs 2017 e Destaque do ano de 2017 pela pluralidade cultural e esportiva para pessoas com deficiência.
Walfrido dos Mares Guia
Engenheiro Químico graduado na Escola de Engenharia da UFMG. Administrador de Empresa pela FUMEC - BH. Secretário de Educação de Minas Gerais de 1991 a 1994. Vice-governador de Minas Gerais e Secretário de Planejamento e Coordenação-Geral de 1995 a 1998. Deputado Federal por Minas Gerais de 1999 a 2002. Ministro do Turismo de 2003 a 2006 e Ministro da Secretaria de Relações Institucionais em 2007. Um dos fundadores do Pitágoras/CCOGNA e da BIOBRAS/BOMM.
Zienhe Castro
Cabocla amazônida, nascida em Belém do Pará, é cineasta da Amazônia Paraense, produtora e roteirista na ZFilmes Produções. Atua como produtora cultural há 30 anos. Estudou Letras e Artes e Comunicação na UFPA e cursou Tecnologia do Cinema na UES-RJ. Em 2009 estudou Roteiro e direção para documentários na Escuela de Cine e Tv de San Antonio de Los Baños em Cuba. Em 2004, passou a dedicar-se especialmente ao Cinema/audiovisual e realizou vários projetos cinematográficos nacionais e internacionais, como Produtora Executiva, Diretora de Produção, Coordenadora de Produção, Co-roteirista, Roteirista e Diretora. Desde 2009, é responsável pela fundação, Direção e Coordenação Geral do Festival Pan-Amazônico de Cinema – AMAZÔNIA FIDOC, que promove a cinematografia produzida nos 9 países pan-amazônicos
Zélia Amador de Deus
Professora emérita da Universidade Federal do Pará - UFPA, Doutora em Ciências Sociais. Militante do movimento negro, cofundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará - CeDENPA. Cofundadora do Grupo de Estudos Afroamazônicos e Coordenadora da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da Universidade Federal do Pará - UFPA.