Conselheiras e Conselheiros
A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentavel (CDESS) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil. As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.
Lista de Conselheiros de K a P
Katia Maia
Socióloga, com atuação profissional em temas ligados às desigualdades, justiça social, sustentabilidade e desenvolvimento econômico e social. Trabalhou em organizações da sociedade civil, tanto brasileiras quanto internacionais. Realizou diversas consultorias com análises sociais e ambientais e tem longa trajetória de participação e articulação com diferentes atores sociais. Desde março de 2015 é diretora executiva da Oxfam Brasil.
Keila Simpson Sousa
É travesti e atua desde 1991 com a população LGBT. Atuou como conselheira do Conselho Nacional de Combate a Violência contra a População LGBT - CNCD LGBT de 2011 a 2013, ano em que se tornou a presidenta do colegiado. Nesse mesmo ano recebeu da presidenta Dilma Roussef o prêmio Nacional de Direitos Humanos pelos relevantes serviços prestados à população LGBT do Brasil. Atual presidenta, em segundo mandato, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA, Secretária adjunta da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis Transexuais e Intersexos – ABGLT. Coordenou por 30 meses o Centro de Promoção e Defesa dos direitos LGBT da Bahia, projeto encerrado em 2020. É Diretora Executiva da Associação Brasileira de Organizações não Governamentais - ABONG. É Doutora Honoris Causa pela UERJ.
Kleber Karipuna
Graduado em Gestão Ambiental pela Estácio, com especialização em Gestão e Elaboração de Projetos Indígenas pela UFMT. Mestrando em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB. Liderança indígena, oriundo da aldeia Santa Isabel, na Terra Indígena Uaçá. Foi presidente da Associação dos Povos Indígenas do Oiapoque e indicado para ser o representante dos povos indígenas do Oiapoque no Conselho Deliberativo e Fiscal da Coiab. Foi Secretário-Executivo da Coiab em Manaus e Coordenador Tesoureiro da organização. É co-fundador da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Norte do Pará e Amapá. Integra o Conselho Fiscal do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira Podáali. Foi coordenador de projetos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e, desde agosto de 2022, é um dos coordenadores executivos da APIB pela região da Amazônia/COIAB.
Leila Pereira
Jornalista, Advogada, Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Presidente do Banco Crefisa, Reitora do Centro Universitário das Américas.
Leonildo Monteiro
Coordenador Nacional do Movimento Nacional de População em Situação de Rua - MNPR. Presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua - In Rua. Conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Paraná. Ex-Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos - CNDH. Recebeu prêmio nacional de Direitos Humanos do Brasil do Ministério de Direitos Humanos - MDH.
Luis Pogetti
Presidente dos conselhos de administração da Copersucar S.A., líder global na comercialização e gestão logística de açúcar e etanol, e do Centro de Tecnologia Canavieira, centro de excelência no desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar. Membro dos conselhos de administração da Lógum Logística S.A, etanolduto na região centro-sul do Brasil, e da Unica União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bionergia, entidade patronal do setor sucroenergético. Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, ambas de São Paulo.
Luiz Carlos Trabuco
Graduado em Filosofia com pós-graduação em Sócio-Psicologia, iniciou sua carreira no Banco Bradesco S.A. em 1969, dedicando toda sua vida profissional à Organização Bradesco, presidindo o Conselho de Administração do Banco. Foi Vice-Presidente do Bradesco e ocupou a Presidência da Bradesco Seguros. Presidiu outros diversos conselhos da Organização Bradesco e de outras empresas, como a ArcelorMittal Brasil. Foi Membro do Comitê Estratégico da Vale S.A., dos Conselhos Diretor e Consultivo da FEBRABAN, do Conselho Diretor da ABRASCA, entre outros.
Laercio Cosentino
Empreendedor e investidor. Formado em Engenharia Elétrica pela Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Criou, em 1983, a Microsiga, que se transformou na TOTVS. Hoje, é presidente do Conselho de Administração. Fundador e Conselheiro da GHT4 - Multi Family Office. Atua também como presidente dos Conselhos da Brasscom e da Mendelics e é Conselheiro do AC. Camargo.
Laura Carvalho
Professora livre-docente do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo, diretora global de equidade da Open Society Foundations e co-fundadora do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made-USP). Possui PhD em Economia pela New School for Social Research e mestrado e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autora dos livros “Valsa Brasileira: do boom ao caos econômico”, de 2018, e “Curto-Circuito: o vírus e a volta do Estado”, de 2020, e foi colunista semanal do jornal Folha de São Paulo entre 2015 e 2019.
Ligia Moreiras
Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Ciências também pela UFSC, Mestra em Psicobiologia pela USP, graduada em Ciências Biológicas pela UNESP. Criadora do projeto Cientista Que Virou Mãe, feminista interseccional, autora da tese "Ameaçada e sem voz, como num campo de concentração - A violência obstétrica no Brasil". Cientista em defesa das mães e crianças brasileiras.
Lilia Moritz Schwarcz
Historiadora e antropóloga, professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e global scholar na Universidade de Princeton. É autora de O espetáculo das raças (1993), As barbas do imperador (1998), O Sol do Brasil (2008), Brasil: uma biografia (2015), Lima Barreto – Triste Visionário (2017), entre outros livros. Curadora de uma série de exposições, entre elas “Histórias Afro-atlânticas” e “Brasil futuro: as formas da democracia
Luana Génot
Presidente e Diretora executiva do ID_BR, Instituto Identidades do Brasil, que atua nos pilares de empregabilidade, educação e engajamento e apoia empresas, governos e organizações com educação antirracista/ESG e implementação de ações afirmativas. É responsável pelo desenvolvimento e expansão da organização, que hoje conta com quase 60 colaboradores atuantes em várias partes do Brasil. É formada em publicidade e marketing pela PUC-RIO, fez graduação sanduíche como bolsista da Capes no Programa Ciências Sem Fronteiras na University of Wisconsin - Madison nos EUA, onde também se especializou na área de raça, etnia e mídia. É mestra e pesquisadora em Relações Étnico-raciais pelo CEFET-RJ e possui pós-graduação em marketing e comunicação pelo IED-RIO. É Conselheira e Escritora. Mãe da Alice e do Hugo, colunista semanal do Jornal O Globo na Revista Ela, e autora dos livros "Mais Forte - Entre Lutas e Conquistas", "Guerreiras do Sim’’ e "Sim à Igualdade Racial", finalista do Prêmio Jabuti 2020.
É vencedora do Prêmio Folha de SP 2022, na Categoria Direitos Humanos, e faz parte da Rede Young Global Leaders (YGLs) do Fórum Econômico Mundial.
Lucas Kallas
Empresário, fundador e Presidente do Conselho da Cedro Participações. Iniciou sua atividade empresarial na Kallas Construtora com atuação no setor de Incorporação e Gestão de Negócios Imobiliários. Fundador e acionista do Himalaya Town Center, um dos maiores empreendimentos mixed use do Estado de Minas Gerais, Cedro Agropec, Viktus e Cedro Energia, com atuação destacada no agronegócio e na geração de energia solar. Membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG. Membro do Conselho da Santa Casa. Agraciado com a Comenda Medalha do Dia de Minas (2021) e com o título de cidadão honorário de Nova Lima/MG. Conselheiro do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais.
Lucas Vargas
Sócio e CEO da Nomad, fintech brasileira baseada nos EUA, oferecendo conta, cartão e investimentos em dólares para brasileiros. Também é Conselheiro da MPD Engenharia, uma construtora e incorporadora, e da GetNinjas - NINJ3, listada na B3. Foi CEO do Grupo ZAP, marketplace de imóveis vendido para a OLX em 2020 por R$ 3 bilhões e passou por empresas como Groupon, Cyrela, Santander e Bain & Company. MBA em Harvard, Administração na UFRJ e Engenharia de Telecom no IME.
Luciano Monteiro
Atua no segmento de educação desde 2005. É diretor corporativo de Comunicação e Sustentabilidade do grupo educacional Santillana e diretor-executivo da Fundação Santillana. Formado em jornalismo e pós-graduado em marketing, trabalhou em algumas das principais empresas de comunicação brasileiras e em comunicação corporativa. Hoje também ocupa a vice-presidência de comunicação e sustentabilidade da Câmara Brasileira do Livro e é conselheiro de instituições do terceiro setor.
Luiza Helena Trajano
Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Atua como Conselheira em diferentes entidades. Foi eleita Personalidade do Ano de 2020 pela Câmara do Comércio Brasil-EUA. É Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de 110 mil participantes em núcleos distribuídos em todo o país e no exterior. Em 2021, foi escolhida como única brasileira na lista TIME 100, da revista Americana TIME. Foi eleita pelo jornal Inglês Financial Times como uma das 25 mulheres mais influentes do mundo, sendo a única brasileira citada.
Márcio de Lima Leite
Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA e Vice-Presidente da Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroen) para a América do Sul. É Advogado e Contador, Mestre em Direito Empresarial e Pós-Graduado em Gestão Estratégica com especialização em Finanças pela UFMG. É professor convidado pela PUC Minas em Direito Tributário e tem extensa atuação como conselheiro de empresas e instituições.
Manoel Monteiro de Oliveira
Nascido no seringal Cachoeira, no município de Xapuri, onde trabalhou desde os 12 anos. Formou-se técnico em Ciências Contábeis e, em 1997, mudou-se para Rio Branco, no Acre, onde ingressou no curso de graduação de Ciências Contábeis. Em dezembro de 2001, ingressou na Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre, exercendo a função de Superintendente até os dias atuais.
Marcel Fukayama
Graduado em Administração de Empresas, com MBA e Mestrado em Administração Pública pela London School of Economics (LSE). Cofundador do Sistema B Brasil e da Din4mo, organização pioneira em venture building de impacto, crowdequity e blended finance. É diretor de política global do B Lab, organização sem fins lucrativos que coordena o movimento global de Empresas B. Membro do comitê da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO) do MDIC.
Marcelo Abritta
Graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. É CEO e co-fundador da Buser, empresa de tecnologia 100% brasileira focada na democratização do transporte rodoviário de passageiros no Brasil, através de intermediação entre empresas de fretamento e consumidores. Investidor em startups com modelos de negócios que busquem a redução de desigualdades.
Marcelo Kayath
Graduado pela UFRJ em Engenharia Eletrônica e MBA na Stanford University, além de possuir certificação Level III CFA. Trabalhou na GP Investimentos e no Banco Garantia. Seguiu no Credit Suisse após aquisição do Banco Garantia, onde foi co-presidente do banco de investimentos no Brasil e CEO da Latin American Securities até 2016. Atualmente, é sócio fundador da holding de investimentos QMS Capital, que possui investimentos principalmente nas áreas de tecnologia, saúde e gestão imobiliária. É membro dos conselhos da Cultura Artística e da Osesp, duas organizações musicais sem fins lucrativos.
Marcelo Araujo
Formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com MBA pela SDE (atual Ibmec), AMP/ISP na Harvard Business School e formações complementares na Manchester Business School e Insead. Iniciou sua carreira na Shell Brasil onde atuou por 10 anos. Por outros 10 anos foi diretor comercial, marketing e operações e vice-presidente da Natura. Foi Diretor Executivo da CSN, CEO da Divisão de Indústrias do Grupo Camargo Correa, CEO do Grupo Libra e CEO da Marisa Lojas. Em 2018, entrou no Grupo Ultra como CEO da Ipiranga Produtos de Petróleo. Desde 2021 atua como diretor executivo corporativo e participações na Ultrapar S/A, empresa holding do grupo. Atuou e atua como presidente ou membro de diversos conselhos de administração no Brasil e exterior: Camargo Correa Holding, Alpargatas (Brasil e Argentina), Santista Têxtil, Tavex Algodonera (Espanha), Lusosider (Portugal), Usiminas, Cia Providencia e Fleury, além dos conselhos consultivos para América Latina da Whirlpool e CNP Assurances. Também é membro do conselho de administração e presidente do conselho de downstream do Instituto Brasileiro de Petróleo e presidente do conselho do Instituto Ultra.
Marcelo Moraes
Advogado e administrador, com pós-graduação em administração pública, é Presidente do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico - FMASE, Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia - ABIAPE e Conselheiro do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade - COEMA da Confederação Nacional da Indústria - CNI. Atua há mais de 20 anos nos temas ligados ao setor elétrico brasileiro, junto aos Poderes Executivo e Legislativo, especialmente nas causas socioambientais, licenciamento, mercado de carbono, recursos hídricos, novas tecnologias e de investimentos em autoprodução de energia.
Márcio Lopes de Freitas
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília - UnB (1981). Agropecuarista e cooperativista há mais de 30 anos. Presidente do Sistema OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).
Marco Stefanini
Graduado em Geologia pela USP, iniciou carreira na área de tecnologia como estagiário no Bradesco. Fundou a Stefanini, em 1987, e esteve à frente da empresa ao longo de 35 anos, durante os quais a Stefanini vem competindo com multinacionais e recebeu várias premiações como uma das empresas mais inovadoras. Há 20 anos fundou o Instituto Stefanini, focado em inclusão digital, treinando cerca de 150 mil jovens em situação de vulnerabilidade social. Há 13 anos, iniciou o processo de transformação digital da empresa. Também é Co-Chair do Fórum de CEOs Brasil - EUA.
Moacyr Auersvald
Tesoureiro do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Curitiba. Ministro classista do Tribunal Superior do Trabalho. Conselheiro do Conselho Consultivo do Turismo Nacional da Embratur. Diretor da Flactur. Coordenador nacional do FST. Ex-conselheiro do Codefat. Diretor de assuntos sindicais do SDS (social democracia sindical). Membro do Conselho Nacional de Certificação Profissional do Instituto de Hospitalidade. Membro efetivo da Comissão de Alto Nível de Avaliação em Melhoria dos Sistemas Previdenciários do Canasp. Membro titular no Conselho Nacional de Turismo do Ministério do Turismo. Cargos atuais: vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – Contratuh; Presidente interino da NCST; vice-presidente do Sindehoteis – Curitiba; Diretor de assuntos parlamentares da FETHEPAR.
Marcos Augusto Guerra
Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing e Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Concluiu o Programa de Gestão Avançada (PGA) na Fundação Dom Cabral, INSEAD. Empresário e fundador do Grupo Energis8 do Brasil, tem três décadas e meia de experiência em comércio e relações internacionais. Atua como conselheiro e apoiador da ONG Desengarrafando Mentes, que se dedica a questões sociais e ambientais junto as comunidades do litoral norte de São Paulo.
Mônica Veloso
Feminista, ativista social e dos direitos humanos, liderança sindical desde 1990. Vice-Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e Vice Presidenta da CNTM filiado à Central Força Sindical. Compõe o comitê mundial e regional como Co-Presidenta para América Latina e Caribe da IndustriALL Global Union. Presidiu o DIEESE e tem experiência como Secretária Municipal em Osasco (SP), nas pastas de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, e de Políticas para Mulheres e Promoção da Diversidade Sexual. Operária metalúrgica da área de inspeção de qualidade.
Marcos Lutz
Graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP e Mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University. CEO do Grupo Ultra, desde janeiro de 2022. Foi Diretor-presidente da Cosan Limited, Diretor-presidente da Cosan S.A. e Conselheiro da Comgás, Rumo, Raízen, Cosan S.A e Cosan Limited. Atuou como Diretor Executivo de Infraestrutura e Energia na CSN durante quatro anos e foi membro do Conselho de Administração da MRS Logística, CFN e Ita Energética. Antes disso, foi Diretor Superintendente da Ultracargo S.A., afiliada de logística do Grupo Ultra.
Maria Auxiliadora dos Santos
Funcionária da Empresa Manufatura de Brinquedos Estrela, Secretária Nacional de Políticas para Mulheres da Força Sindical, Primeira Secretária da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Instrumentos Musicais e de Brinquedos no mesmo Estado. Milita no movimento Sindical há mais de 40 anos, na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e pela causa das mulheres.
Maria Cleide Queiroz
Bancária, graduada em Ciência Política, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Coordenadora do Coletivo Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras com Deficiência da CUT (Central única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras). Membro do Conselho de Referência à Saúde do Trabalhador do Centro de São Paulo (2022-2024).
Maria Elisa Baptista
Arquiteta e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e Doutora em Urbanismo pela UFRJ. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Gerais e Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB.
Marlova Noleto
Diretora e Representante da UNESCO no Brasil. Mestre em Serviço Social pela PUC-RS, ex-bolsista da Fundação Kellogg e da Eisenhower Exchange, ex-bolsista da Federação Sueca de Assistentes Sociais. Possui treinamento executivo em Administração Pública no Instituto de Administração Pública de Nova Iorque. Participou de curso sobre não violência e filosofia de Gandhi na fundação Birla House, na Índia. Atuante nos temas de educação, políticas sociais, direitos humanos, prevenção da violência, especialmente de crianças e jovens, combate à pobreza, proteção social, igualdade de gênero e combate ao racismo e à discriminação. Foi presidente do Conselho Nacional de Assistência Social e tem ampla expertise na coordenação de trabalhos intersetoriais e interagenciais, tendo atuado como Diretora da Área Programática da UNESCO e Coordenadora Residente interina do Sistema Nações Unidas no Brasil.
Martinha Dutra
Professora doutora, pesquisadora em educação com ênfase na educação inclusiva, na identificação, planejamento e aplicação pedagógica dos recursos de tecnologia assistiva. Experiência na formulação e gestão de políticas públicas educacionais, assim como na docência de nível básico e superior. Atuação no Fórum Nacional de Educação, Conselho Técnico Científico da Educação Básica, Conselho Técnico de Inovação Social, Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva, Comitê Brasileiro de Tecnologia Assistiva, dentre outros colegiados.
Marco Aurélio de Carvalho (MAC)
Coordenador do Grupo Prerrogativas, Sócio-fundador da ABJD, Membro do Sindicato dos advogados de São Paulo. Advogado especializado em Direito Público.
Marcos Molina
Fundador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig Global Foods SA, e Presidente do Conselho de Administração da BRF SA. Acumula experiência de mais de 30 anos no setor de alimentos. Desde a constituição da Marfrig, em 2000, atua de maneira ativa nos negócios, estreitando relacionamentos comerciais de escopos nacional e internacional.
Marcus Vinicius Furtado Coêlho
Foi presidente nacional da OAB e atualmente preside a Comissão Constitucional da entidade. Possui doutorado em direito pela Universidade de Salamanca. Compôs a Comissão de Juristas do Senado que elaborou o projeto do atual Código de Processo Civil. É membro da Academia Brasiliense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
Margareth M. Uemura
Arquiteta Urbanista, Mestre em Estruturas Ambientais e Urbanas com especialização em Desenho e Gestão do Território Municipal. Trabalhou em Administrações Públicas Municipais (São Paulo, Santo André e Osasco). Participou da elaboração e implementação dos Programas de Reabilitação de Centros para produção de moradias para população de baixa renda. Coordenou o Programa Nacional de Reabilitação de Áreas Centrais no Ministério das Cidades. Foi consultora da UNESCO e do IPHAN para o Plano do Centro Antigo de Salvador e para a implementação dos Planos de Ação para Cidades Históricas - PACH, nas 12 capitais brasileiras participantes do Programa (2009-2010). Atualmente é Diretora do Instituto Polis, faz parte da rede BRCidades e da Campanha Despejo Zero.
Maria Paula Dallari Bucci
Professora da Faculdade de Direito da USP. Foi Secretária de Educação Superior e Consultora Jurídica do MEC, e Procuradora Geral do CADE.
Marina Grossi
Economista e pioneira em sustentabilidade empresarial no Brasil. Tem mais de 20 anos de experiência em mudança do clima e finanças sustentáveis. É presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), entidade que reúne mais de 100 grandes empresas, cujos faturamentos somam cerca de 50% do PIB nacional. Integra o Conselho de Administração da Neoenergia, Norte Energia, Global Reporting Initiative (GRI) e Fundo JBS Amazônia, além do Conselho Independente de Especialistas Climáticos da Edelman.
Maysa Motta Gadelha
Presidente Nacional da UNISOL PB. Vice-Presidente Nacional da UNICOPAS. Presidente do Conselho do Instituto Casaca de Couro. Foi finalista no “ Prêmio Mulheres Que Fazem” da revista Claudia da Editora Abril e finalista no Prêmio Finep de Tecnologia Social, em 2012. Escolhida como uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil de 2012 pela Revista Época. Vencedora Nacional do Prêmio TOP 100 do artesanato.
Miguel Torres
Metalúrgico por profissão e ativista sindical. Presidente da Força Sindical, central com cerca de 1.800 entidades filiadas, representando em torno de 12 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. É diretor da Industrial-Brasil, entidade fundada em novembro de 2020 pelas centrais Força Sindical e CUT.
Milton Maluhy
Presidente do Itaú Unibanco desde fevereiro de 2021. De 2019 a 2020, foi vice-presidente de Finanças e Riscos. De 2016 a 2018, foi CEO do Banco Itaú CorpBanca, no Chile, onde liderou o processo de integração entre o CorpBanca e o Banco Itaú Chile. Entre 2012 e 2015, foi diretor-presidente da Redecard S.A., empresa de meios de pagamento eletrônicos do Itaú Unibanco, período em que atuou também como diretor-executivo do banco responsável pela área de cartões de crédito e parcerias com grandes varejistas. Ao longo dos 20 anos de carreira na organização, da qual se tornou sócio em 2011, ocupou ainda posições de liderança no Itaú BBA, nas áreas internacional, de produtos, de operações, na tesouraria, na mesa de clientes, além de ter atuado como diretor comercial do Corporate and Investment Bank.
Moisés Selerges
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, desde 2022. Trabalhador na Mercedes-Benz desde 1985, na área de pintura. Formado em Ajustagem Mecânica, pelo Senai Carlos Pasquale, em São Caetano. Eleito para Comissão de Fábrica em 1989. Em 2002, foi eleito coordenador da Comissão. Em 2008, coordenou a Regional São Bernardo do Sindicato. Em 2011, tornou-se diretor de Organização do Sindicato. Em 2014, foi eleito diretor administrativo. E em 2020, tornou-se secretário-geral
Nathália Rodrigues
Mais conhecida nas redes como Nath Finanças, é orientadora financeira e Administradora. Tem a missão de ensinar educação financeira de uma maneira fácil e prática para quem nunca estudou ou não entende do assunto. Dialoga principalmente com o público de baixa renda, sejam estudantes, estagiários, desempregados ou trabalhadores que ganham 1 salário mínimo. Seu objetivo é que todos os seus seguidores saiam do vermelho e passem a usar o dinheiro da melhor maneira possível, mantendo a saúde mental e financeira.
Nelson Jobim
Foi Deputado Federal (1987 a 1995), Ministro da Justiça (1995 a 1997), Ministro do Supremo Tribunal Federal - STF (1997 a 2006) e Ministro da Defesa (2007 a 2011). Advogado.
Nilza Almeida
Dirigente do sindicato Químicos Unificados, Secretaria de Comunicação da Fetquim e Secretaria-Geral da Intersindical - CCT.
Nelson Mussolini
Advogado. Atuou em grandes laboratórios farmacêuticos (como Novartis e Eurofarma) e entidades empresariais do setor de âmbito nacional (Febrafarma, Interfarma, Abimip etc.). É o principal executivo do Sindusfarma desde 2009. Membro de diversos conselhos empresariais e governamentais, entre eles Conselho de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec).
Nina Silva
Executiva em Tecnologia e Especialista em Gestão de Negócios e Inovação. CEO fundadora do Movimento Black Money e D´ Black Bank. Investidora Anjo, Conselheira de Administração, Professora de Inovação e Finanças na PUC-RS, IBGC, entre outras. Board Member de startups investidas e co-fundadora da DAO Eve NFT. Foi considerada Mulher Mais Disruptiva do Mundo pela “Women in Tech Global Awards 2021” e uma das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil pela Forbes, além de uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo, abaixo de 40 anos, pela MIPAD. Duas vezes eleita uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina pela Bloomberg. Está entre as 100 Mulheres Inovadoras pela Época Negócios e Empreendedora do Ano pela Isto É Dinheiro. Integra o Conselho Superior Feminino da FIESP, United Way Brasil, Comitê de Inclusão e Digitalização da Vivo e o Conselho Deliberativo do Mover.
Nina da Hora
Graduada em Ciência da Computação pela PUC-Rio. Diretora executiva do Instituto de Pesquisa da Hora, Membro do Conselho de Segurança do TikTok Brasil e do Conselho de Transparência do TSE - 2022. Pesquisadora nos temas de Ética em Inteligência Artificial - IA, Tecnologia Responsável e Defesa Cibernética Cyberbrics CTS/FGV, Domain Specialist Thoughtworks.
Nayana Rizzo Sampaio
Executiva sênior de Relações Governamentais e Sustentabilidade, com vasta experiência no desenvolvimento de políticas públicas e parcerias público-privadas. Foi líder de Relações Governamentais na AmCham - Câmara América de Comércio - e trabalhou na UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar como líder de Relações Institucionais e Internacionais, onde criou e gerenciou o projeto AGORA, premiado pela Aberje como o melhor programa de comunicação institucional em 2011. Atuou como executiva sênior de Relações Governamentais na GE e Syngenta. Foi diretora executiva da Johnson & Johnson de 2014 a 2017, liderando a agenda de assuntos públicos no Brasil para as divisões de Medical Devices, Bens de Consumo e Pharma. Posteriormente, liderou iniciativas na área de investimento de impacto focados em mercado de carbono e agricultura regenerativa na Rizoma Agro e na Belterra Agroflorestas, até chegar na Amazon Web Services (AWS) em 2021, onde atua como Head de Políticas Públicas no país. Seus temas de atuação incluem transformação digital, economia digital, cibersegurança, inteligência artificial, sustentabilidade e diversidade e inclusão.
Neca Setúbal
Socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP e mestre em Ciência Política pela USP. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef. Participa de diversos conselhos, entre eles: Universidade de São Paulo; Instituto Estudos Avançados UNICAMP; Museu da Favela; Pacto de promoção pela Equidade Racial; IDBR – Instituto Identidades do Brasil; Fundação Itaú. Foi presidente do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresa) e comentarista na CNN. Atualmente é presidente do Conselho Curador da Fundação Tide Setubal e articulista da Folha de São Paulo.
Patricia Audi
Bacharel em Administração de Empresas. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi Secretária da Transparência e Prevenção à Corrupção no Ministério da Transparência; Diretora de Benefícios do INSS; Coordenadora da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil; Secretária de Gestão no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo Federal e Secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Juntou-se ao Santander Brasil em agosto de 2018 como Vice presidente da área de relações institucionais. Atualmente, é Diretora Executiva do RenovaBR, escola de formação de lideranças políticas.
Patrícia Villela Marino
Advogada e presidente do Instituto Humanitas360. Foi aluna convidada no curso de Filantropia e Terceiro Setor da J. F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard. Como presidente do H360, atua para reduzir a violência, aumentar a transparência e estimular a cidadania ativa nos países da América Latina. Patrícia também é fundadora do CIVI-CO, uma comunidade formada por empreendedores de impacto cívico-socioambiental e organizações do terceiro setor. Foi integrante do conselho fundador do programa Global Shapers, do Fórum Econômico Mundial, e liderou a criação da Plataforma Latino-americana de Políticas de Drogas (PLPD), ação apoiada pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (Brasil) e César Gaviria (Colômbia). Por sua atuação no terceiro setor, Patrícia venceu o Humanitarian Award (2020), outorgado pela Trust for The Americas (OAS); a Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro da Universidade Zumbi dos Palmares (2022); o XXII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos (2018); concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o Prêmio Humanitária do Ano (2016), da BRAVO e o Prêmio PODER de Impacto Social (2011), da ABC Business Awards, Prêmio Rompa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (2021), Prêmio Raça Negra (2022).
Patriciana Rodrigues
Engenheira civil, com MBA pelo CEDEPE Business School (PE) e pelo IPAM Instituição Portuguesa de Administração e Marketing e pós-graduação em Marketing pelo CETREDE (Universidade Federal do Ceará). Começou sua carreira na Pague Menos aos 19 anos no setor de serviços especiais. Em 2017, assumiu a vice-presidência comercial da empresa e em 2020 assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração. Entre 1995 e 2002 atuou em instituições como a AJE - Associação de Jovens Empresários e liderou missões empresariais em países da América Latina. Foi indicada ao Prêmio Profissionais de Marketing 2009. Dedica-se às causas voluntárias, sendo fundadora do Movimento Amare, que tem como missão despertar nas famílias o espírito do Amor e do Serviço.
Pedro Wongtschowski
Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia. Membro do Conselho de Administração de diversas empresas. Membro do Conselho Superior da FAPESP, do Conselho Diretor do FNDCT; Conselheiro e ex-presidente do IEDI; Membro do Conselho de Administração da EMBRAPII. Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP.
Preto Zezé
Presidente Nacional da CUFA, membro da Frente Nacional Antirracista, empresário, escritor, sócio fundador da iO diversidade e fundador da LIS - Laboratório de Inovação Social.
Priscila Cruz
Presidente executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação. Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, Graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça, da Fundação Itaú de Educação e Cultura, do Centro de Estudos de Educação e Inovação em Educação da FGV/RJ e do Instituto Rodrigo Mendes.
Pedro Bueno
Graduado em economia pela PUC-Rio, é empresário do setor de saúde. Assumiu, em 2015, a posição de Presidente da Dasa, rede de saúde integrada da América Latina, que conta com 15 hospitais, 900 unidades ambulatoriais, extensa operação de medicina diagnóstica da América Latina e o Nav, uma plataforma de tecnologia em saúde. É também sócio-fundador da DNA Capital, gestora de investimentos especializada em saúde, e acionista da Viveo, um grande ecossistema de produtos e serviços em supply chain para o setor de saúde do Brasil.
Pedro Ivo
Formou se em Administração de Empresas pela UFPE. Iniciou suas atividades de trabalho na Baterias Moura. A Moura foi fundada por seus pais. É acionista do Grupo e membro do Conselho de Administração. Em 2003 junto com suas filhas fundou a Viana & Moura construções, empresa voltada para construção de casas para famílias com renda de dois SM/MÊS. Ativista da primeira infância e apoiador do Pacto Global.
Paulo Sousa
Lidera a divisão de commodities agrícolas da Cargill na América do Sul desde 2016 e tem mais de 30 anos de experiência no agronegócio. Desde 2019 assumiu também a presidência da Cargill no Brasil. Graduado em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba (MG), cursou Especialização para Graduados (CEAG) e Master Business Administration pela Fundação Getúlio Vargas. Estudou gestão de negócios na Harvard Business School e INSEAD. Nos últimos 10 anos, participou nos investimentos de infraestrutura e transportes realizados pela Cargill. Atuou no conselho de administração de diversas empresas ligadas à Cargill, com destaque à Alvean, joint venture da Cargill com a Copersucar, entre 2015 e 2017. Esportista, participa de competições de automobilismo e foi três vezes Campeão Brasileiro de Endurance, categoria P2 (2016-2018-2019). Desde 2019 é piloto da Porsche Cup.
Priscila Pamela
Mulher negra, Advogada criminal, Sócia-fundadora do escritório de advocacia Araujo Recchia Santos, Mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP; Pós-graduada em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas, FGV-SP; Especialista em Justiça, Gênero e Direitos Humanos das Mulheres pela Faculdade de Direito da USP. Vice-presidenta do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e Conselheira do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo. Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e Conselheira da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP. Consultora da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP, Conselheira do Conselho de Diversidade do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (2021/2022); Integrante do Grupo Prerrogativas; Integrante da Asociación Americana de Juristas – Rama Brasil, com assento na ONU; Integrante do Instituto dos Advogados de São Paulo; Integrante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas – SP. Autora de diversos artigos publicados em livros.