Notícias
Vice-presidente da República recebe prefeitos no Palácio do Planalto
O vice-presidente da República, Michel Temer, e o subchefe de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Olavo Noleto, receberam uma comissão de prefeitos nesta quarta-feira (5) no Palácio do Planalto.
Os assuntos foram as finanças municipais. Os prefeitos pediram a ampliação de recursos federais para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o não cancelamento das despesas inscritas em restos a pagar não processados que vence em 31 de agosto.
O vice-presidente se comprometeu a analisar e encaminhar as propostas dos municípios dentro do governo.
Diálogo municipalista
Desde que assumiu o comando da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) em abril deste ano, esta é a terceira vez que Temer recebe prefeitos em audiência para discutir a pauta municipalista.
A SRI/PR é a instância responsável por articular as políticas do governo federal com estados e municípios, além do Congresso Nacional.
Vinculado à pasta foi criado, em 2003, o Comitê de Articulação Federativa (CAF), que se constitui na principal instância de diálogo entre a União e os municípios.
O CAF é formado por representantes de órgãos federais e das três entidades nacionais de representação dos municípios: Associação Brasileira de Municípios (ABM), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Repasses Federais para o FPM
Apesar da atual situação de crise econômica o total dos repasses feitos pelo governo federal ao Fundo de Participação dos Municípios em 2015 estão 10% maiores que os de 2014, em termos nominais. De 2004 a 2014 o montante de recursos aumentou 76% já descontada a inflação no período.
Fonte: Portal Federativo-SAF/SRI