Notícias
Países assumem 17 metas para atingir o desenvolvimento sustentável até 2030
Uma nova agenda global para acabar com a pobreza até 2030 e buscar um futuro sustentável para todo o planeta foi adotada por unanimidade, pelos 193 Estados-membros das Nações Unidas. Os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) substituem os Objetivos de do Milênio (ODMs), vigentes até o fim deste ano.
A nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável possui 17 Objetivos Globais. Entre eles estão a erradicação da pobreza e da fome, saúde de qualidade, redução das desigualdades e água limpa e saneamento.
Para conhecer a íntegra dos 17 objetivos, acesse a página da ONU, em português, aqui .
O Brasil já avançou bastante em alguns desses pontos. Na erradicação da pobreza e da fome, por exemplo, o País reduziu de 25,5% para 3,5% o número de brasileiros em situação de pobreza extrema.
Novos Compromissos
Durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, a Presidenta Dilma Rousseff afimou que o Brasil está determinado e comprometido em implementar os O ODS.
Ela disse que o País irá reduzir em 43% as emissões de gases de efeito estufa e acabar com desmatamento ilegal até 2030. A proposta será apresentada formalmente na Conferência do Clima, em Paris, a COP-21, prevista para dezembro.
O papel dos estados e dos municípios no cumprimento dos ODS
A nova agenda é um acordo internacional de lideranças que só será alcançada se for trabalhada desde o governo federal até o estadual. Por isso é importante ações para municipalizar e trabalhar localmente cada Objetivo. No caso dos ODM o governo federal criou ações como uma agenda de compromisso para ajudar os prefeitos a alcançarem as metas do milênio. Centenas deles foram certificados por terem se comprometido e cumprido o objetivo de melhorar os indicadores sociais do seu município.
Conheça os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável