Notícias
22.09.2015 - Governo federal e Conselhos Nacionais debatem estímulo aos espaços de participação social
Foto: Naiara Pontes/SG
O ministro Miguel Rossetto defendeu nesta terça-feira (22/09) a participação social como elemento de aproximação entre a democracia e a República. As formas dessa participação em conferências setoriais ou em espaços digitais foram debatidas pelo ministro com representantes dos conselhos nacionais de Saúde, Direitos Humanos, Cidades e Segurança Alimentar.
“Nosso desafio é integrar esses espaços de participação (presencial e digital). São esses grandes espaços que vinculam a ideia da democracia à ideia da República. O que é participação social senão a conduta que aproxima o espaço democrático, o direito a falar e a fazer, da República?” Rossetto afirmou que as formas como essa participação se dá são variadas. “Mas é esta atitude dos que dizem, votam, propõem, questionam que liga a democracia à República que queremos, às políticas públicas que queremos”.
Na reunião, os conselheiros conversaram com o ministro e o secretário de participação social da Secretaria-Geral, Renato Simões, sobre a defesa da democracia e o fortalecimento da participação social no Plano Plurianual e nas conferências setoriais, além da importância da ampliação de canais de comunicação direta entre sociedade e governo, como a plataforma Dialoga Brasil.
Maria do Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde, destacou o cronograma das próximas conferências nacionais e etapas regionais e municipais, e propôs uma pactuação entre estados e União para ampliar a divulgação das conferências e seus resultados.
Em 2015 e 2016 já estão convocadas doze conferências nacionais. Confira os temas, data e local de cada etapa.
Marília Marques – Ascom/SG