Notícias
17.03.2015 - Dilma conversa com presidente da OAB sobre combate à corrupção
Foto: Roberto Stuckert / PR
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, apresentou à presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira (17/3), um conjunto de propostas de combate à corrupção. O Plano de Combate à Corrupção, como é chamado, vem sendo discutido na Ordem desde agosto de 2013.
“Entendemos que diante do clamor da população que não aceita essa crise ética, a população exige que sejam adotadas providências concretas, reais e efetivas para mudar a estrutura do Estado brasileiro que viabiliza essa corrupção, impregnada em todos os entes da Federação que deve ser combatida de forma sistêmica. Vigiar e punir, estas são as expressões que devem nos orientar”, declarou Coêlho. Entre as propostas estão a regulamentação da Lei 12.846, que pune empresas corruptoras, e o fim do financiamento empresarial de campanhas e partidos. Também estiveram presentes na reunião, Miguel Rossetto (Secretaria Geral), Aloizio Mercadante (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça).
A reunião com a OAB ocorreu um dia após o ministro José Eduardo Cardozo declarar que o governo está aberto a debater com a sociedade brasileira e com lideranças nacionais políticas ou sociais, independentemente de sua orientação, todas e quaisquer sugestões para o combate à corrupção.
Nesta segunda-feira (16), após reunião da coordenação de governo, Cardozo também anunciou que a presidenta Dilma enviará ainda nesta semana ao Congresso Nacional um conjunto de medidas contra a corrupção. Essas medidas fazem parte de promessas de campanha da presidenta Dilma Rousseff quando candidata à reeleição.
Com informações do Blog do Planalto