Notícias
17.08.2015 - Dialoga tem sentido de cidadania por ampliar participação popular, afirma Dilma
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff destacou nesta sexta-feira (14), em Salvador, a importância simbólica de que a primeira edição do Dialoga Brasil fora de Brasília tenha sido realizada hoje, na Bahia.“Começamos bem”, disse ela, acrescentando que a Bahia sintetiza toda a diversidade, que deve ser a base do respeito e do diálogo. O encontro marcou a inclusão de temas da Cultura na plataforma do Dialoga Brasil.
Sete políticas e programas do MinC se juntarão a outros 80 que já compõem o Dialoga Brasil: Agenda Século XXI, Brasil de Todas as Telas, Cultura e Educação, PAC Cidades Históricas, Política Nacional das Artes, Política Nacional de Cultura Viva e Vale-Cultura.
“A plataforma Dialoga Brasil tem um sentido de cidadania, de ampliar os graus de participação popular. Quando as perguntas aparecem, a tecnologia permite que aconteça um diálogo entre aqueles que estão presentes e os que não estão aqui”, afirmou.
Desta forma, disse a presidenta, o governo está abrindo, por meio do Dialoga Brasil, um caminho para que a população possa falar diretamente com o governo. O que é muito importante disse, porque “assim como a criança ensina a mãe, o povo também ensina os governantes”, por meio da troca de opiniões. “Nós, aqui, estamos aprendendo junto com vocês”, enfatizou.
Acrescentou que esse caminho do esclarecimento e da participação vai justamente contra a prática insidiosa de criar, no Brasil, um clima de quanto pior, melhor , afirmou ela. Essa prática, criticou,“vem de quem não tem compromisso como País, com as conquistas que alcançamos nos últimos anos”.
Cultura
Dilma destacou ainda a importância dos programas que já estão em debate no Dialoga Brasil e da Cultura, que passou a fazer parte da plataforma a partir desta sexta-feira. Segundo ela, uma das frases do seu programa de governo é que superar a pobreza é apenas o início e é preciso continuar na luta para melhorar a vida dos brasileiros.
“Superar a miséria é só o início. É o início de serviços melhores na área de educação. E aí entra a cultura. É também ter acesso a um padrão de cultura que é fundamental para identidade do nosso povo. Não seremos de fato uma nação desenvolvida sem cultura e sem dar acesso a uma educação de qualidade para os brasileiros”.
E acrescentou: “Uma das coisas mais importantes que se pode fazer junto é se expressar. E a cultura é isso, é a forma mais forte de expressão para entrarmos em contato um com o outro. Porque o que nos distingue é a nossa capacidade imensa de nos socializar”.
Fonte: Blog do Planalto
Siga as nossas redes:
https://www.facebook.com/SecretariaGeralPR/
https://twitter.com/secgeralpr
https://instagram.com/secgeralpr
Flickr
https://www.flickr.com/photos/secretariageralpr/
Youtube
https://www.youtube.com/user/SecretariaGeralPR
Issuu